A vida como ela é
Sempre nos atemos a sintetizar e reduzir a vida em alguma perspectiva, geralmente reduzindo ela a visões estreitas, previsíveis e fáceis de se conceber. Há quem creia na vida como algo fácil, outras gostam de vê-la como o exacerbo da dificuldade.
Se você é uma pessoa vivida, que já experimentou e teve muitas felicidades e infelicidades, tristezas e alegrias, sabe que a vida não é algo redutível. Ela pode ser, pra você, previsível em vários aspectos, como aqueles cotidianos, rotineiros e coisas parecidas. Mas ela nunca será, de maneira alguma, previsível em seus grandes eventos, nas grandes tomadas de decisões sobre o futuro e sobre o presente. A sabedoria advém da compreensão de que a vida nunca será uma coisa só, e como também será outra coisa só. Ela não é una, mas é algo que varia, é imprevisível e até perigosa, às vezes.
A vida, como ela é, é algo sobre o qual nem sempre exercemos tanto controle, mas nem por isso devemos recorrer ao erro de categorizá-la como algo previsível e redutível. Ela não é só tristeza, mas também não é só flores e alegria. Compreender a dimensão dupla da vida como algo que varia, assim como nós, humanos, é algo que você deve assimilar a si mesmo.
Fonte: Mensagens com amor