Após iniciativa da administração pública, as obras de recuperação das estradas estaduais que cercam Farroupilha iniciaram nessa sexta-feira, 17 de maio. Os trabalhos começaram no Km 61 da ERS-122, junto ao trevo de saída para Porto Alegre e devem durar cerca de dois meses.
De acordo com o planejamento, a empresa responsável fará a obra em aproximadamente mil metros quadrados da ERS-122 e da RSC-453, que receberão melhorias profundas, onde serão retiradas as camadas superficiais do asfalto para consertar a base. Para evitar a formação de novos buracos, outros 4,8mil metros quadrados terão consertos mais superficiais na malha asfáltica.
Valor utilizado é de economias do município
A operação custará cerca de R$ 600 mil, o mesmo valor que está empenhado em manutenção de vias urbanas da cidade, além dos recursos que vieram de economias feitas na folha de pagamento nos últimos anos pela prefeitura de Farroupilha (com redução de CCs, por exemplo, onde o gasto é 23% menor do que na administração anterior). As obras foram autorizadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) após um apelo da Prefeitura em mostrar a urgência da situação.
Em defesa da vida
Segundo o prefeito Claiton Gonçalves as obras foram uma iniciativa da administração devido ao apelo da comunidade de Farroupilha.
“Não é mais possível continuar assim em nome da vida de quem trafega por essas vias. Será uma obra emergencial para recuperar de maneira rápida essas estradas”, explicou.
Após a conclusão das obras na ERS-122, os trabalhos serão transferidos para o acesso à Caravaggio, devido as romarias.