O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estuda a possibilidade técnica de criar uma rota alternativa entre as duas cidades, por meio de um prolongamento da BR-448, mais conhecida como Rodovia do Parque. A informação é do superintendente regional, Hiratan Pinheiro da Silva. Segundo ele, a topografia da região e o traçado da BB-116 dificultam intervenções mais significativas, principalmente, entre Caxias e Dois Irmãos.
Desta forma, uma estrada alternativa pode facilitar a ligação e a capital e a cidade da Serra Gaúcha. A ideia é criar um traçado de cerca de 82km, a partir de Portão, no Vale dos Sinos, na BR 448, até o distrito de Vila Cristina, chegando a Caxias do Sul.
Conforme Hiratan, o DNIT já realiza um estudo de viabilidade técnica. Entretanto, se trata de um projeto a longo prazo. A estrada pode demorar uma década para sair do papel.
Enquanto a nova estrada está em planejamento, os órgãos públicos realizam ações para melhorar a trafegabilidade do trecho entre Caxias e Porto Alegre. Entre elas, Hiratan cita a inclusão da ERS-122 no trecho concedido à iniciativa privada pelo governo do Estado. Conforme o projeto de concessão, a estrada deve receber várias obras de melhoria na infraestrutura nos próximos anos até que a rota alternativa seja concretizada.