No dia 27 de outubro, quinta-feira, os alunos do nono ano da Escola de Ensino Fundamental Irmão Jerônimo participaram de uma incrível viagem para Caxias do Sul, com o objetivo de visitar o Museu dos Ex-Combatentes da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na 2º Guerra Mundial a fim de conhecer mais sobre a ação do Brasil nesta guerra.
Acompanhados pela professora de história, os alunos viram diversos artefatos e objetos pertencentes aos chamados “pracinhas”, nome dado aos soldados brasileiros naquela época. Além disso, por meio dos historiadores do museu, os alunos aprenderam a história por trás desses objetos, do estilo de vida naquele tempo e do exército brasileiro diante da Segunda Guerra Mundial.
A FEB contava com mais de 25.000 homens aptos ao combate, entre os quais 163 oriundos da região nordeste do RS. Foram sete meses e dezoito dias de participação junto ao 5º exército dos EUA entre os anos de 1944 e 1945.
Muitas batalhas foram vencidas na Itália pelos brasileiros como a batalha de Massarosa (primeira vitória do Brasil), Monte Castello (considerada a mais importante travada pela FEB), Fornovo, entre outras.
O Brasil entrou no final da guerra mas contribuiu com destaque para a vitória!
Por Arthur Reis Moreira