Um veículo blindado operado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Santa Catarina tem circulado por Florianópolis nos últimos dias. Conhecido como “caveirão” em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, o modelo foi visto em locais como a ponte Hercílio Luz e a comunidade Chico Mendes. Segundo apuração, o blindado está em fase de testes e a operação é fruto de parceria com a fabricante Excalibur Army, da Tchéquia, e a Tatra Brasil.
O modelo utilizado é o Patriot II, com capacidade para transportar entre seis e oito ocupantes. De acordo com a fabricante, o blindado atinge até 110 km/h e pode ser equipado com estações de armas controladas remotamente, incluindo canhões de calibre 20 mm. A circulação do veículo em Santa Catarina foi viabilizada em parceria com a Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), segundo informou o secretário de Segurança Pública, Flávio Graff.
Após a fase de testes, o governo estadual deve avaliar a possibilidade de adquirir unidades do modelo para reforçar as operações de segurança. Além do uso militar, a Excalibur destaca que o Patriot II pode ser empregado por polícias, bombeiros, defesa civil e em escoltas de autoridades.