Avião de pequeno porte cai no interior de SP e causa a morte de cinco pessoas

Acidente ocorreu em uma área de mata em Santa Branca. Não houve sobreviventes. As identidades das vítimas ainda estão sendo apuradas. Informação foi confirmada pela empresa responsável pela aeronave, pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil

Um avião de pequeno porte caiu no interior de São Paulo na noite de quarta-feira (23), durante uma tempestade, e provocou a morte de cinco pessoas. O acidente ocorreu em uma área de mata em Santa Branca, na região do Vale do Paraíba. Não houve sobreviventes.

A informação foi confirmada pela empresa responsável pela aeronave, pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil de São Paulo na manhã de quinta-feira (24) e divulgada pelo portal g1.

Segundo a empresa de táxi aéreo responsável pela aeronave, as cinco pessoas a bordo eram o piloto, o copiloto e três passageiros. As identidades das vítimas ainda estão sendo apuradas.

“Na aeronave, estavam cinco pessoas, todos colaboradores da empresa: comandante, piloto, médica, enfermeiro e mecânico. Era um voo de traslado que retornava de Florianópolis (SC) para Belo Horizonte (MG), com decolagem às 16h51min”, informou a empresa Abaeté Aviação, acrescentando que está “acolhendo as famílias e oferecendo todo o suporte necessário nesse momento de dor”.

O Corpo de Bombeiros informou que o local está isolado para a identificação dos corpos, que estão entre os destroços do avião.

— No início da noite, recebemos um chamado no nosso centro de operações sobre a queda de uma aeronave. Imediatamente, as equipes de Paraibuna e São José dos Campos foram deslocadas para o local para realizar o resgate. Infelizmente, não houve sobreviventes. Nós identificamos alguns corpos e isolamos o local. Durante a noite, era inviável realizar qualquer tipo de trabalho, então o local foi mantido isolado — afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Major Paulo Reis.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local permanecerá isolado até a chegada dos agentes da Polícia Técnica Científica e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsáveis pela retirada dos corpos.

Após a retirada, os corpos serão encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).

Acidente

Conforme a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião desapareceu dos radares às 18h39min. A aeronave, um Embraer-121 Xingu, com capacidade para oito pessoas, havia partido de Florianópolis (SC) com destino a Belo Horizonte (MG).

Por volta das 23h, os bombeiros informaram que as equipes de resgate chegaram ao local da queda e encontraram os destroços.

A área da queda fica próxima ao limite entre os municípios de Paraibuna e Santa Branca, a cerca de 100 quilômetros da capital paulista. Moradores da região relataram ter ouvido um ruído, que identificaram como uma falha no motor, seguido de um estrondo de explosão.

Segundo o Corpo de Bombeiros, chovia no momento do acidente. De acordo com a Defesa Civil do Estado, choveu pelo menos 40 milímetros em seis horas na cidade naquela tarde.

As operações de busca e resgate são coordenadas pelo Salvaero, centro responsável pelas ações da FAB. Equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar também estão trabalhando na operação.

Em nota, a FAB informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos “foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-MBU, entre os municípios de Paraibuna e Santa Branca. A investigação ainda está no início, buscando identificar as causas do acidente”.

 

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.