A palavra “ansiedade” foi escolhida como a “Palavra do Ano” de 2024 no Brasil, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Ideia. Para 22% dos brasileiros entrevistados, a ansiedade define as principais emoções e desafios enfrentados ao longo deste ano.
Em seguida, aparecem outras palavras que refletem o cenário atual do país, com destaque para “resiliência”, apontada por 21% dos participantes, e “inteligência artificial”, mencionada por 20%. Também receberam destaque os termos “incerteza”, com 20%, e “extremismo”, com 4%.
Esta é a nona edição da pesquisa sobre a “Palavra do Ano”, que tem como objetivo captar as dinâmicas e preocupações predominantes no Brasil. O processo de escolha acontece em duas etapas: na primeira, um grupo de especialistas das áreas de comunicação e ciências sociais seleciona cinco palavras representativas para o momento. Na segunda, esses termos são submetidos a uma pesquisa quantitativa, realizada com uma amostra representativa da população brasileira, com base nos dados do Censo 2022 do IBGE e da PNAD contínua de 2024.
Neste ano, a pesquisa ouviu 1.538 brasileiros de diversas regiões do país, e “ansiedade” surgiu como o principal reflexo das dificuldades psicológicas, sociais e econômicas enfrentadas pela população. Vale lembrar que, em 2023, o termo mais votado foi “mudanças climáticas”, destacando as preocupações ambientais que marcaram o ano anterior.