Protagonismo juvenil no viés pedagógico

Qual é a relação entre o protagonismo juvenil e a Pedagogia? Onde são vistas as primeiras manifestações de protagonismo juvenil? Com incentivar lideranças e práticas de protagonismo no ambiente escolar?

Motivadas por essas perguntas, no dia 27 de outubro de 2022, as alunas Ewelyn e Maria Eduarda, participantes do Projeto Foquinhas da EMEF Felipe dos Santos, entrevistaram a querida pedagoga Angélica e o bate-papo relacionou os temas “Protagonismo Juvenil” e “Pedagogia”.

Confira, na íntegra, como foi esse bate-papo “pra lá de especial”.

 

FOQUINHAS: Você gosta de ser pedagoga? Por que escolheu essa profissão?

ANGÉLICA: Eu adoro ser pedagoga porque, através desta profissão, sei que estou contribuindo para a construção de um futuro melhor. Escolhi essa profissão porque gosto de me relacionar com as pessoas e conviver com crianças e adolescentes é um grande aprendizado.

 

FOQUINHAS: Você gosta de trabalhar na EMEF Felipe dos Santos?

ANGÉLICA: A EMEF Felipe dos Santos é o lugar em que me sinto acolhida e convivo com quem já conheço “de longa data”. Adoro essa escola porque aprendo diariamente acompanhando o crescimento dos alunos, acolhendo e sendo acolhida pelos professores. As escolas são grandes famílias e passo grande parte do meu dia dentro do educandário.

 

FOQUINHAS: Como você se sente orientando alunos e professores?

ANGÉLICA: A parte da orientação ultrapassa tudo que aprendi na faculdade, pois lá era apenas a teoria e agora é a prática, é a vida. Orientar alunos e professores é buscar estratégias para mais atividades, para mais aprendizagens e para mais experiências de vida. Não existe uma fórmula correta, existem tentativas, acertos, erros e aprendizagens.

 

FOQUINHAS: Você gosta de trabalhar com crianças e adolescentes?

ANGÉLICA: Trabalhar com crianças e adolescentes é muito interessante e prazeroso, pois os adolescentes têm um ponto de vista inovador sobre a vida; enquanto, com as crianças, devemos ter outro tipo de conversa.

 

FOQUINHAS: Por que você escolheu essa profissão entre outras tantas?

ANGÉLICA: Eu sentia que tinha que ajudar as pessoas e sempre senti satisfação interior ao fazer o bem por meio da educação.

 

FOQUINHAS: Como você enxerga o protagonismo juvenil?

ANGÉLICA: O protagonismo juvenil e a pedagogia estão totalmente relacionadas, pois, na maioria das vezes, é dentro das escolas que se desenvolvem práticas de liderança e os professores, historicamente e de forma profissional, observam, valorizam e incentivam o protagonismo nas crianças e adolescentes de diversas maneiras. É fundamental incentivarmos diariamente práticas de liderança dentro das escolas e possibilitar oportunidades para que os alunos despertem o protagonismo por meio de diversas atividades que visem a construção individual e social. Esportes, literatura, leitura, tecnologia, ciência, inovação, pensamento crítico, autoria e criticidade são apenas algumas das habilidades desenvolvidas pelas escolas.

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