Trabalhadores indígenas são resgatados de alojamento inadequado em Bento Gonçalves

Grupo contratado para a colheita da uva estava em local sem estrutura adequada; MTE e prefeitura acompanham o caso

Trabalhadores indígenas contratados por intermediários para a safra da uva foram encontrados em condições precárias de alojamento no bairro Municipal, em Bento Gonçalves. A situação foi identificada nesta quarta-feira (5) durante uma ação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o acompanhamento da prefeitura.

Um dos trabalhadores, de 29 anos, natural de Faxinalzinho, relatou a reportagem que o grupo de dez pessoas dividia um espaço pequeno, onde alguns dormiam no chão. Eles haviam chegado à cidade há poucos dias e receberiam R$ 150 por dia, com alimentação fornecida. Segundo ele, antes mesmo de começarem a trabalhar, houve um desentendimento entre trabalhadores e contratantes.

Após denunciarem a situação à Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), os trabalhadores foram ouvidos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e encaminhados temporariamente a uma Casa de Passagem.

Em nota, a Prefeitura de Bento Gonçalves afirmou que tem intensificado a fiscalização de pensões e alojamentos para garantir o cumprimento das normas técnicas e legais, evitando o uso irregular desses espaços por empresas terceirizadas. A Secretaria segue auxiliando no encaminhamento dos trabalhadores. Não há informações de pessoas detidas até o momento.

Fonte: Portal Leouve

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.