Com painel maior, teclado para inserção da placa veicular, painel solar e cinco opções de pagamento, 16 novos parquímetros ganharam as calçadas da área central de Caxias do Sul nesta semana. Entre as diferenças dos equipamentos antigos, o chamado Terminal Street agora só inicia a operação depois de a placa ser informada.
E essa tem sido a maior dificuldade dos usuários que, acostumados com os outros totens, iniciam o pagamento inserindo as moedas e se surpreendem com a rejeição da máquina. É só depois de digitada a placa, que o parquímetro aceita o pagamento.
Em três oportunidades, na manhã e tarde desta quinta-feira (7), a reportagem flagrou motoristas, sempre munidos de moedas, tentando inserir a moeda mais de uma vez até observarem a nova necessidade e, aí sim, seguir os passos que o visor indicava.
— Gostam de inventar — desabafou um deles.
Outro mais bem humorado revelou que agora deveria decorar o número da placa. Para o representante comercial , Alex Borges, 36 anos, que viaja por todo o Estado a novidade é benéfica.
— É muito prático, não tem que sair atrás de moeda. Às vezes, tem que sair no comércio para trocar (dinheiro). Já tinha usado esse tipo de parquímetro em outras cidades, e é bem interessante — afirmou.
Relacionadas ao uso dos parquímetros desde a criação do estacionamento rotativo, as moedas foram a primeira forma de pagamento para se estacionar no Centro. Com os novos totens, problemas de falta de troco não serão mais desculpa para não regulariza a ocupação da vaga.
De acordo com a Rek Parking, os novos parquímetros instalados em Caxias do Sul seguem a tendência de renovação adotada nos 20 municípios em que está presente. Ainda segundo a empresa concessionária, está prevista uma readequação das vagas que hoje operam com uma modalidade de custo e devem passar a ser abrangidas por outra, mais cara. Atualmente, a tarifa cobrada em locais de Área Azul é o dobro do preço praticado pela Área Verde, localizada em ruas ligeiramente mais afastadas do centro.
Confira o passo a passo:
1) Primeiro, informe a placa do veículo.
2) Depois, o monitor pede que se selecione o tempo a ser utilizado por meio do botão azul.
3) A seguir, a opção de pagamento, também por meio dos botões. Verde indica cartão de crédito, azul de débito e Pix no amarelo.
4) Se selecionado o Pix, o visor gera um QR-Code a ser escaneado pelo aplicativo da agência bancária instalado no celular do usuário.
5) Caso a opção seja pelo débito ou crédito, a máquina acoplada no parquímetro irá dar as instruções para inserir o cartão e solicitará ou a aproximação ou a senha.