Quarenta e cinco policiais militares da Serra participam de um Curso de Capacitação para atuarem na Patrulha Maria da Penha que começou no dia quatro de julho em Caxias do Sul, sendo dez policiais pertencentes aos municípios de abrangência do 10° Batalhão de Polícia Militar.
A 15ª Edição do Curso no estado, supervisionada pelo Departamento de Ensino da Brigada Militar, encerra nesta quinta-feira (07/7), na Universidade de Caxias do Sul (UCS), com seis disciplinas totalizando 30 horas de instrução. Vinte e três mulheres e vinte dois homens participam do aperfeiçoamento que tem como instrutora a 1º Tenente Elisiane Rigão Pedroso e como Monitora a Soldado Catiele de Carvalho Pereira, que atuam em Caxias do Sul.
O curso habilita os policiais militares a atuarem nas Patrulhas Maria da Penha, através de visitas, monitoramentos dos agressores/vítimas, bem como o atendimento emergencial para o primeiro enfrentamento, verificando as reais necessidades de encaminhamentos a outros órgãos de apoio com o conhecimento legal nas doutrinas, conceitos, jurisprudências pertinentes ao tema.
Atualmente, a Patrulha Maria da Penha está presente em 114 (cento e quatorze) municípios e faz parte da Rede Estadual de Enfrentamento e Atendimento Especializado às Mulheres em Situação de Violência e Promoção da Autonomia das Mulheres – Rede Lilás, criada em 2013.