ExpoBento e Fenavinho de 2024 registram mais 274 mil visitantes
Esse é o segundo maior público da história da feira/festa, atrás apenas somente da edição de 2022, com 276 mil visitantes; cerca de R$ 50 milhões em negócios foram gerados
As edições de retomada da ExpoBento e da Fenavinho evidenciaram como as promoções do Centro da Indústria, Comércios e Serviços (CIC-BG) servem de plataforma para impulsionar negócios na Serra. Após 11 dias de programação, feira e festa, encerradas neste domingo, 21/07, em Bento Gonçalves, contabilizaram a passagem de 274.360 visitantes, público responsável por trazer o que os cerca de 450 expositores mais queriam: estimular compras e vendas. Esse é o segundo maior público da história da feira/festa, atrás apenas somente da edição de 2022, com 276 mil visitantes. A estimativa é de que os negócios gerados fiquem em torno de R$ 50 milhões.
“Estamos mostrando que é possível, sim, reerguer o Rio Grande do Sul. Com trabalho e união, podemos, e vamos, retomar a economia e trazer de volta o progresso para nosso Estado. Estamos servindo de exemplo e inspiração para todos que sofreram perdas. Nossa feira e nossa festa encerram com uma mensagem muito positiva: é hora de erguer a cabeça, olhar para frente, arregaçar as mangas e trabalhar. Porque os resultados aparecem, como apareceram para todos que acreditaram na ExpoBento e Fenavinho”, avaliou o diretor geral da 32ª ExpoBento, Tiago Casagrande.
À frente da Fenavinho, Patrícia Pedrotti lembrou que feira e festa chegaram em um momento desafiador, sobretudo para as comunidades do interior, que precisavam de acolhida e esperança. “A Fenavinho veio para lembrar a todos nós de que, juntos, podemos transformar a realidade. E foi isso que, juntos, fizemos”, disse a coordenadora do comitê da festa, reforçando agradecimentos aos distritos e à sua equipe. “Encerramos a 19ª Fenavinho mais fortes do que nunca, e devemos isso a cada um de vocês”.
Para o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari, os resultados alcançados pela feira e pela festa evidenciam o protagonismo dos eventos no tão necessário movimento da retomada da economia. “Muito bem acolhidas pelo público, que marcou presença de forma expressiva também nesta edição, a 32ª ExpoBento e 19ª Fenavinho comprovam o quanto acertada foi a decisão de mantermos sua realização, sobretudo nesse contexto, e estão fortemente conectadas a um dos propósitos do CIC-BG que é a promoção de oportunidades de negócios e fomento ao desenvolvimento de toda a região. Estamos muito satisfeitos com o trabalho e com os frutos dele decorrentes”, diz.
O espírito de união proporcionado pela feira e pela festa foram destacados pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Evandro Soares. “ExpoBento e Fenavinho encerram demonstrando sua conexão com a cidade. Eventos que após períodos difíceis chegam para ser propulsores de negócios, do turismo e para evidenciar o trabalho dos agricultores e de toda a comunidade de Bento Gonçalves”, salientou.
Expectativas superadas
As transações comerciais pipocaram em todos os segmentos da 32ª ExpoBento e da 19ª Fenavinho, que receberam seus maiores públicos no fim de semana de encerramento – 43.958 visitantes no sábado e 40.498 no domingo, os dois dias de maior fluxo de público.
A maior edição da Agroindústria Familiar da história da ExpoBento, com mais de 60 expositores, também foi um grande balcão de negócios. “Vendemos muito mais do que o dobro do ano passado”, atestou a proprietária da Agroindústria Agnolin, Larissa Guidolin.
Na Fenavinho, que apresentou ao público – e às vinícolas – uma nova configuração, os resultados foram igualmente auspiciosos.
ExpoBento e Fenavinho planejam edição para 2025
Antes mesmo de encerrar a programação da 32ª ExpoBento e 19ª Fenavinho, o CIC-BG já iniciou as articulações para as próximas edições de feira e festas, previstas para ocorrer de 12 a 22 de junho de 2025. Em seu pronunciamento na solenidade de encerramento, o presidente da entidade, Carlos Lazzari, anunciou os nomes de César Anderle como diretor-geral da 33ª ExpoBento e de Alexandre Miolo como coordenador da 20ª Fenavinho.
Fonte: Serra Nossa