Com licença da Fepam, edital de ponte que vai substituir balsa entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua deve sair em novembro

Licença para construção foi concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental nesta terça-feira, dia 8

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) concedeu nesta terça-feira (8) a licença para a construção da ponte entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua. O documento permite a abertura do edital de licitação para selecionar a empresa que será responsável pela obra. A previsão é de que o edital seja publicado em novembro deste ano e o orçamento atual da construção é de R$ 17 milhões. A ponte vai substituir a balsa que faz a ligação entre as duas cidades pelo Rio das Antas.
Segundo o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Favero Pasuch, a construção da ponte será feita com recursos totalmente públicos, ao contrário da ponte que liga o município a Farroupilha, inaugurada no ano passado. Para a ligação com Nova Pádua, até o momento, já foram arrecadados R$ 10,7 milhões com a iniciativa pública.
Para viabilizar a construção, um convênio foi assinado entre os dois municípios e, conforme combinado, os valores que faltarem para a obra serão 70% pagos por Nova Roma do Sul e outros 30% pagos por Nova Pádua. Atualmente, uma tratativa com o Governo do Estado está em andamento para verificar se haverá recurso estadual na obra.
— A licença (da Fepam) era o que faltava para nós licitarmos. Com isso, começa a realização de um grande sonho para nós aqui na comunidade. A perda da outra ponte (entre Nova Roma do Sul e Farroupilha) nos auxiliou muito na conquista de recursos para essa e, nesse momento, a gente pensa na construção dessa ponte só com dinheiro público — afirma Pasuch.
Conforme o projeto, a ponte terá 170 metros de comprimento, duas pistas e capacidade para 45 toneladas. Segundo o prefeito, os valores para a obra, inicialmente orçada em R$ 12,3 milhões, aumentaram após o período de chuva que atingiu o Rio Grande do Sul no mês de maio deste ano.
Trajeto por ponte entre as duas cidades será inédito:
Os municípios de Nova Roma do Sul e Nova Pádua nunca tiveram uma ponte de acesso e o percurso mais perto feito pelos moradores, sem precisar atravessar outras cidades da região, sempre ocorreu por balsa.
Conforme Pasuch, durante a construção da barragem no Rio das Antas, que começou em 2003, uma ponte foi construída para facilitar os trabalhos no local. Depois que a obra foi entregue, havia a intenção de que a ponte fosse aberta para o tráfego da comunidade. Entretanto, uma enchente atingiu a região em 2008 e levou a estrutura. Desta forma, a ligação feita por ponte entre as duas cidades será inédita quando a obra for entregue.
Fonte: Pioneiro / Gaúcha ZH
Foto: Limine / Divulgação
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