Colheita da uva em Paraí: Emater projeta 2,9 toneladas

Segundo a Emater, a produção comercial da fruta deve chegar a 2,9 toneladas em Paraí, sendo que a maior parte da produção é destinada às vinícolas da Serra Gaúcha.

Desde janeiro os produtores de uva deram início ao período da vindima, época em que a fruta é colhida, comercializada, transformada em vinhos, espumantes, sucos e geleias. Em Paraí, mais de 20 famílias trabalham com a produção comercial da uva, geralmente encaminhada para cantinas da região da Serra Gaúcha, principalmente para o município de Garibaldi. Com uma produção superior a 35 mil quilos por hectare, a Emater projeta que serão colhidas mais de 2,9 toneladas de uva em Paraí.
São cerca de 85 hectates dedicados a produção comercial da uva no município, a maioria localizados nas comunidades Santo Antônio, Santa Maria Goretti, São João Bosco, São Caetano, São Mateus, São Luís, São Valentin e Palmeirinha. As variedades mais produzidas em Paraí são moscato, niágra, bordô e isabel, além de algumas variedades de uvas de mesa, como rainha Itália e rúbia.
A uva é uma importante fonte de renda, além disso, faz parte da cultura local da nossa região, sendo que muitas famílias de Paraí ainda preservam pequenos parreirais em suas propriedades para o consumo da fruta in natura, produção artesanal de vinho doce, sucos e geleias.
Foto: Divulgamos
Fonte Emater
Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.