Em entrevista à Ràdio Guaíba na tarde desta quinta-feira, a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, comentou a evolução da pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul. Traçou um panorama sobre a ocupação dos leitos, que atualmente é de 54%, e também comentou a demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
De acordo com a secretária, a taxa de ocupação dos leitos no Rio Grande do Sul está em 54% neste momento. Bergmann comentou, ainda, a importância dos 30 novos leitos de UTI implantados, em parceria com o Ministério da Saúde, e a contribuição dessas novas vagas para o sistema de saúde.
A secretária destacou que espera que o governo do Estado possa colocar no ar o mais breve possível no site as informações e mapeamento da situação dos hospitais no Rio Grande do Sul. No portal, estarão contidas informações como número de leitos disponíveis, vagas em aberto, taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI, entre outras possibilidades de acompanhamento da rede hospitalar.
Sobre a decisão de flexibilizar o isolamento na Serra, Bergmmann disse que foi tomada com base em “análises científicas”, levando em consideração aspectos como estruturação da rede, leitos clínicos e de UTI, além do número de casos confirmados. Reforçou o argumento citando, ainda, a abertura de 10 novos leitos no Hospital Geral de Caxias do Sul.
“Estávamos em sintonia com Mandetta”
A secretária também comentou a saída do ministro Mandetta da pasta da Saúde, confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro na tarde desta quinta-feira. Destacou as ações feitas no comando da pasta e disse esperar pela continuidade das ações. “Estávamos em sintonia com o ministro Mandetta. Esperamos que não haja reflexos negativos”, frisou.
Questionada a respeito do impacto que uma troca como essa pode trazer durante a pandemia no Rio Grande do Sul, disse esperar a manutenção do diálogo, e que a União siga trabalhando para que a situação não fique em “ainda pior” em meio à crise. “Urge que o Governo Federal olhe ainda mais para os Estados”, ponderou.
Fonte: Correio do Povo