Rio Grande do Sul está entre os estados mais quentes do mundo

Temperaturas no horário no Centro da América do Sul nesta tarde estão entre as mais altas do mundo com a onda de calor

O Rio Grande do Sul está entre os lugares mais quentes do mundo na tarde de hoje (hora de Brasília) com uma onda de calor que afeta parte do Sul e do Centro-Oeste do Brasil, o Uruguai, o Norte e o Nordeste da Argentina, e o Paraguai.

O mapa da Universidade do Maine (EUA), com base em dados do modelo norte-americano GFS, mostra a temperatura prevista para 15h desta sexta-feira (hora oficial de Brasília e 18h na hora universal. Uma grande massa de ar quente cobre neste momento as latitudes médias da América do Sul e é responsável pelo calor muito intenso que ocorre no Centro e no Nordeste da Argentina, além do Uruguai, Paraguai e parte do Centro-Sul do Brasil.

No começo da tarde desta sexta-feira, a temperatura na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia atingia 35ºC em Porto Alegre no que vai ser a tarde mais quente deste verão até agora na capital. No interior, a rede oficial indicava até o início desta tarde 36,5ºC em Teutônia e 36,3ºC em São Borja. Já estações particulares marcavam até 38ºC no começo da tarde desta sexta em cidades do Vale do Taquari, como Estrela e Colinas.

Em Lajeado, a estação meteorológica da Univates marcava às 13h temperatura de 37,8ºC, entretanto pelo efeito da umidade o índice de calor (sensação térmica) alcançava 46,8ºC. 00:10 / 01:00 metsul Truvid Leia mais No Mato Grosso do Sul, por efeito da mesma massa de ar quente no centro da América do Sul, a temperatura no início da tarde atingia 38,6ºC em Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai. Ontem, a localidade anotou máxima de 41ºC e na última sexta-feira chegou a ter 41,8ºC.

A onda de calor castiga a Argentina, onde a máxima ontem no país foi de 44,5ºC. Várias cidades do interior argentino passaram dos 40ºC. Na Grande Buenos Aires, no aeroporto de Ezeiza, a máxima foi a 37ºC. No Paraguai, a temperatura atingiu 43,2ºC em Mariscal Estigarribia.

É fundamental esclarecer que o Rio Grande do Sul está entre os lugares mais quentes do mundo apenas no horário, pelo fuso, no período da tarde desta sexta (hora local), e não no dia civil. Isso porque enquanto é tarde aqui no Brasil é noite na África do Sul e na madrugada na Austrália, onde faz muito mais calor que no Rio Grande do Sul no dia civil.

Grande número de estações da Austrália registrou na última tarde temperaturas máximas de 40ºC a 43ºC. Conforme as medições do Bureau of Meteorology (BoM), a temperatura chegou a 42,9ºC em Longreach. Calor muito intenso nesta época do ano na Austrália é bastante comum, afinal o país tem uma grande área desértica. O mesmo ocorre nas áreas áridas da África do Sul. Ontem, das cinco maiores máximas no mundo em estações oficiais, duas foram na América do Sul. O ranking indicou Komatidraai (África do Sul) com 45,2ºC; Rivadavia (Argentina) com 44,5ºC; Mariscal Estigarribia (Paraguai) com 43,2ºC; Longreach (Austrália) com 42,9ºC; e Geraldton (Austrália) com 42,8ºC.

Fonte: METSul Meteorologia

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.