Procon-BG alerta população sobre golpes da Black Friday
Até o momento o órgão recebeu 12 reclamações de falsas promoções relacionadas a Black Friday deste ano
Nesta sexta-feira (29), é celebrada a Black Friday, um dos eventos mais aguardados pelos consumidores e varejistas, com descontos para todos os tipos de produtos. O Procon do município, com o objetivo de alertar os munícipes acerca dos possíveis golpes, alerta para o monitoramento dos produtos em sites, lojas físicas e demais fornecedores para que os consumidores não sejam levados ao engano, com falsos descontos. Até o momento, o órgão recebeu 12 reclamações relacionadas a Black Friday de 2024.
O Coordenador de Políticas Públicas do Procon, Maciel Giovanella, destaca que “é dever do consumidor denunciar esses casos existentes com relação a falsos descontos, uma vez que se trata de abusividade praticada pelos fornecedores em geral. Deve ser feito também um acompanhamento com relação ao valor dos produtos adquiridos, a fim de realmente constatar se haverá ou não um desconto “black friday” condizente com a oferta”.
Casos relacionados a falsas promoções devem ser denunciados no Procon.
Dicas para compras seguras na Black Friday
1 – Verificar se a loja/site são de confiança: Confira, principalmente em compras pela internet, se a empresa fornece o CNPJ, o endereço físico e os meios de contato. Pesquise a reputação da empresa antes da compra, existem diversas ferramentas avaliativas referentes a reputação de sites e empresas, como por exemplo “reclame aqui”;
2 – em se tratando de compras pela internet ou por telefone, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o seu dinheiro de volta ou trocar por outro produto: Não precisa de motivo para não querer mais o produto. É um direito do consumidor, neste prazo, devolver o produto e ter o seu dinheiro de volta na mesma forma em que fez o pagamento ou trocar por outro artigo. Mas é preciso atentar para o fato de que esse prazo vale apenas para compras feitas fora de lojas físicas, como em sites ou por telefone, compra presencial não tem direito ao simples arrependimento;
3 – o consumidor deve acompanhar os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday: Um auxílio para essa tarefa são os sites de comparação de preços, especialmente aqueles que oferecem um histórico do valor do produto. É importante sempre realizar pesquisa;
4 – é importante salientar que o preço promocional não anula os direitos do consumidor: Os direitos relativos à troca do produto com defeito, por exemplo, permanecem mesmo que ele esteja em promoção;
5 – Os fornecedores devem apresentar todas as informações sobre preço, prazo de entrega e condições de pagamento devem estar em destaque, informação adequada sobre os produtos e servições é direito básico do consumidor.
6 – A oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação;
7 – o consumidor deve ficar atento não somente para o preço do produto, mas também com relação a condições de frete e tributação.
8 – Tanto para compras Online quanto para compras presenciais, o consumidor deve ter sempre sempre consigo, documentação da compra, é recomendável salvar e printar as ofertas e os comprovantes de compra;
9 – O consumidor deve sempre guardar a oferta, o pedido, o prazo de entrega, o comprovante de pagamento, o contrato e os anúncios publicitários relacionados ao produto que adquiriu.
Caso ocorra dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, é possível ligar no 54 3055 8547 ou 54 3055 8541 ou presencialmente ao Procon-BG, localizado na Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura