Esta semana, uma onda de frio incomum quebrou recordes em todo o Sul e Sudeste. Previsões indicam que a massa de ar frio continuará mantendo as temperaturas baixas – e fará também as chuvas cessarem, deixando o tempo aberto e seco.
No Rio Grande do Sul, a cidade de Santa Maria registrou a menor temperatura da história, enquanto outras cidades quebraram recordes anteriores à década de 80, com Campo Bom, Cruz Alta e Alegrete – Com valores próximos a 5 °C.
Já é de se imaginar, portanto, que geadas foram registradas em diversos locais, uma notícia péssima para os agricultores que já iniciaram a safra de verão e podem sofrer avarias em suas plantações.
Como se já não bastasse, não foram apenas as temperaturas e geadas que assustaram: Pela primeira vez na história, neve foi registrada em Novembro no Sul do Brasil, mais especificamente no Morro da Igreja, um fenômeno extraordinário para este período do ano.
Previsões indicam continuidade do frio nos próximos dias?
As previsões indicam que a massa de ar frio continua atuando no Sul e grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste ao longo dos próximos dias, mantendo o tempo frio e as anomalias de temperatura baixas.
Mínimas e máximas da região:
Veranópolis:21°/6° Sol
Vila Flores:21°/6° Sol
Cotiporã:19°/6° Sol
Nova Prata:21°/6° Sol