Foquinhas começam a produzir notícias. Veja!

Nesta semana, o Projeto Foquinhas iniciou uma nova etapa de execução. Entre os dias 19 de setembro e 18 de novembro, as cinco escolas municipais de Veranópolis, que participam do projeto, estarão realizando as publicações de seus conteúdos dentro do site do Jornal O Estafeta, em uma aba exclusiva do projeto. Nela, os conteúdos são separados pelo nome da escola, o que torna a pesquisa mais prática.

Cada escola terá que postar, até o prazo final, três grandes reportagens: duas com temas pré-definidos por sorteio e uma com tema livre, escolhido pela escola. Além das grandes reportagens, as escolas publicam, semanalmente, conteúdos produzidos a partir de seu cotidiano. As publicações semanais, são feitas com tema de livre escolha, decididos pelas escolas. Ainda, poderão realizar entrevistas. Cada educandário é responsável por suas postagens em um dia específico da semana, definido previamente, também, por sorteio.

Após o prazo final de postagens, haverá premiação por categorias, sendo escolhidos os três melhores trabalhos dentro de cada categoria. Ao final, de acordo com a premiação de categorias, será escolhida e escola campeã.

Confira a ordem:

Segunda-feira: Escola Irmão Jerônimo

Terça-feira: Escola Senador Alberto Pasqualini

Quarta-feira: Escola Irmão Artur Francisco

Quinta-feira: Escola Joana Aimé

Sexta-feira: Escola Felipe dos Santos

Para acompanhar a publicação dos conteúdos acesse: www.oestafeta.com.br/projeto-foquinhas e no Instagram @foquinhasprojeto.

Sobre o Projeto

O Foquinhas foi um dos 15 projetos brasileiros selecionados para participar do programa “Acelerando a Transformação Digital – Educação Midiática e Combate às Fake News”, desenvolvido pelo ICFJ (International Center for Journalists) em parceria com o Meta Journalism Project (empresa responsável pelo Facebook, WhatsApp e Instagram) e com apoio da Associação Brasileira de Editoras de Revistas (ANER), a Associação Brasileira de Jornais (ANJ), e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), além de outras entidades.

Entre os dias 05 e 09 de setembro, a equipe do Jornal O Estafeta, realizou oficinas de educação midiática, visando o combate à Fake News, com alunos de 6º aos 9º anos das escolas participantes. Nas oficinas, os alunos eram questionados sobre a busca de informações e como verificam a veracidade de informações recebidas pelas mídias sociais. Também, foi explicado o que é uma notícia e como são trabalhadas as notícias a nível local.

Além disso, eram demonstrados exemplos de notícias locais, notícias regionais e como elas impactam a vida local e capas de edições do jornal com temas relevantes. Os alunos, das turmas de 6º aos 9º anos, receberam explicações sobre o que é Fake News, como são criadas, disseminadas e como é possível identificar quando uma notícia é falsa ou não.

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.