Filme último trem inicia sua produção em Bento
Atores e equipe técnica, que une profissionais de Porto Alegre e Bento Gonçalves, esteve no município nos dias 28, 29 e 30 de outubro.
O filme “O Último Trem”, com direção Boca Migotto, iniciou sua produção em Bento Gonçalves com a realização das filmagens, que tiveram como cenário a estação da Maria Fumaça e o cinema do Shopping Bento. Atores e equipe técnica, que une profissionais de Porto Alegre e Bento Gonçalves, esteve no município nos dias 28, 29 e 30 de outubro. O filme entra agora em fase de edição e ainda não tem data de estreia. O média-metragem, que terá duração aproximada em 30 minutos, é um dos projetos vencedores da Lei Paulo Gustavo em Bento Gonçalves.
O elenco do filme conta com os renomados e premiados atores gaúchos, Liane Venturella e Nelson Diniz, interpretando a dupla de protagonistas Macária e Augusto. Liane Venturela, iniciou sua trajetória como atriz em 1984 e atuou em mais 30 peças e 20 filmes. Nelson Diniz é ator de teatro e cinema há mais de 40 anos e já atuou em mais de sessenta filmes, entre longas e curtas. Completando o elenco e estreando no cinema, temos a bento-gonçalvense Solana Corrêa.
Sobre o filme
Os trens e o cinema sempre tiveram uma relação bastante próxima. Tão próxima que fica difícil até dizer qual chegou primeiro. Tanto que a primeira exibição cinematográfica dos Irmãos Lumières, que define o nascimento dessa tecnologia, é, justamente, o filme “A chegada do trem à estação”, de 1895. Desde então, trens e filmes não mais se largaram.
Chama a atenção que o sobrenome dos “pais do cinema” signifique “luz” em francês. Se o cinema é luz e essa luz está associada ao movimento, o trem, por sua vez, é a própria essência do movimento. “O Último Trem” foi pensado a partir dessa relação. A narrativa se passa em uma noite, numa estação de trem deserta, e propõe inúmeros níveis de leitura. Vida, morte, passado e presente, nossas memórias sobre trilhos ou a partir da sala de cinema escura são os assuntos tratados ao longo do diálogo inusitado entre os personagens de Macária (Liane Venturella) e Augusto (Nelson Diniz).
“O Último Trem” foi contemplado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, categoria média-metragem, no município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Com apoio de Ministério da Cultura, Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, Giordani Turismo, Shopping Bento, Movie Arte Cinema, Bento Film Commission, SEGH – Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho, Bento e Região Convention & Visitors Bureau, Orquídea, Plaza Hotel & Boulevard Convention Vale dos Vinhedos, Di Paolo, Casa Rigo, House Restaurante e Forasteiros Lanches.
Sinopse
Numa noite qualquer Augusto chega à Estação para tomar seu trem. Augusto não gosta de viajar, nem de cinema. Para ele, bom mesmo é ficar em casa. Mas algo o levou àquela plataforma onde encontra Macária. Sentada, sozinha, na penumbra, ela parece aguardar por ele. É ela que o adverte sobre o trem que não chegará naquela noite. Inconformado e desconfiado, Augusto se senta ao lado dela e aguarda. Só pode ser uma brincadeira, afinal, lhe venderam o bilhete e, portanto, o trem deve estar chegando. Não está. E enquanto espera, ambos conversam sobre o tempo que passou. Como os trens pela plataforma, como o cinema projetado sobre as telas brancas em salas escuras, a conversa entre eles nos levará à revisitar, também, o nosso próprio passado. Mesmo que nem o tenhamos vivido.
Ficha técnica
ELENCO: Liane Venturela, Nelson Diniz e Solana Corrêa.
DIREÇÃO: Boca Migotto
ROTEIRO: Boca Migotto e Patrícia Larentis
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Fernanda Etzberger e Patrícia Larentis
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Deise Chagas
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Leco Petersen
EDIÇÃO DE SOM: Juan Quintans
ASSISTENTE DE CÂMERA E GAFFER: Mavi Prado
ELÉTRICA: Jorge Formiga
PRODUÇÃO DE SET: Misael Castro
FIGURINO: Deise Ceccagno
MAQUIAGEM: Juliana Gomes
MONTAGEM: Eduarda Jacobs
DESIGN: Vinícius Rodrigues
Crédito das Fotos: Boca Migotto e Patrícia Larentis/Divulgação