Família afirma ter encontrado larvas no pescoço de paciente em hospital no RS; polícia apura

Segundo filha, paciente estava com toxoplasmose e passou por uma traqueostomia no Hospital Santa Clara, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Instituição disse lamentar o caso e que abriu uma investigação para apurar as causas do episódio.

Familiares de uma mulher internada na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre afirmam ter encontrado larvas na região do pescoço da paciente, nesta terça-feira (15). Neide dos Santos, de 45 anos, está há mais de um mês no hospital, tratando de uma toxoplasmose.

As filhas da paciente procuraram a Polícia Civil para abrir um boletim de ocorrência. À RBS TV, o delegado Paulo César Jardim confirmou que o caso será apurado.

“Minha irmã pegou e levantou o pescoço da mãe. Estava cheio de larva, larva caminhando. A gente ficou em estado de choque”, disse Jenifer, uma das filhas da paciente.

Em nota, a Santa Casa de Misericórdia afirmou que “lamenta profundamente o ocorrido” e que o episódio foi “um caso isolado, que tão logo identificado, [o hospital] deu início a uma investigação rigorosa para apurar os fatos e identificar as causas do episódio”.

O hospital ainda disse que “se trata de uma presença superficial” e que o protocolo de higiene, realizado a cada duas horas, “não apresentava qualquer alteração no local” (leia a íntegra do comunicado abaixo).

Entenda o caso

Neide é moradora de Camaquã, no Sul do estado, e precisou de atendimento por uma suspeita de acidente vascular cerebral (AVC). A paciente foi transferida para o Hospital Santa Clara, do Complexo da Santa Casa de Porto Alegre, no dia 10 de setembro, quando foi diagnosticada com toxoplasmose.

As filhas perceberam as larvas na mãe durante uma visita na terça-feira. A contaminação estava próxima da área do corpo onde a paciente passou por uma traqueostomia, procedimento para preservar a respiração do paciente.

Uma equipe de médicos e profissionais de saúde foi até o quarto, para verificar o ocorrido. De acordo com Jenifer, um médico tentou acalmar as filhas de Neide, que foi levada para tomar banho.

Nesta quarta-feira (16), a família foi chamada pelo hospital, que teria explicado o ocorrido e se comprometido a monitorar a situação.

Nota da Santa Casa de Misericórdia:

“A Instituição lamenta profundamente o ocorrido com a paciente internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Clara e reafirma seu compromisso com a qualidade e a segurança do atendimento. Trata-se de um caso isolado, que tão logo identificado, deu início a uma investigação rigorosa para apurar os fatos e identificar as causas do episódio.

Também registramos que a paciente recebeu imediatamente todos os cuidados necessários e segue sendo acompanhada de perto por nossa equipe assistencial, sem qualquer impacto ao seu quadro clínico. Foi constatada que se trata de uma presença superficial, não identificada na evolução do dia anterior, quando a paciente também recebeu a visita da família. Inclusive, o protocolo de higiene do local da traqueostomia é realizado a cada duas horas e no último registro da equipe não apresentava qualquer alteração no local, o que reforça a temporalidade da situação. A família está sendo constantemente informada sobre a evolução do caso.

Entendemos a gravidade desta situação e estamos adotando medidas imediatas para evitar que fatos como este se repitam. Entre as medidas em andamento, destacamos que foi constatada a adequação do cumprimento de todos os protocolos adotados permanentemente na instituição de controle de pragas e funcionamento das armadilhas luminosas, bem como realizada a revisão de vedação de todas as janelas do espaço. Registramos também que a instituição conta com uma equipe multidisciplinar capacitada para o atendimento e monitoramento constante dos pacientes, sempre seguindo todos os protocolos de segurança assistencial. Além disso, somos periodicamente monitorados pela Vigilância Sanitária e seguimos rigorosamente todas as normas e regulamentos técnicos.

Somos uma instituição de referência em saúde e trabalhamos constantemente para oferecer o melhor atendimento aos nossos pacientes. Lamentamos profundamente este episódio e reiteramos nosso compromisso com a excelência e a humanização da assistência à saúde. Seguimos à disposição para todo e qualquer esclarecimento necessário.”

Fonte: G1 RS

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