Uma cúpula de calor se instala no Centro da América do Sul e trará uma longa sequência de dias com calor excessivo no Centro e no Norte da Argentina. A massa de ar quente será sentida também no Uruguai e contribuirá para aumentar a temperatura no Rio Grande do Sul, embora sem extremos como os previstos para o território argentino.
O SMN, Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, tem emitido alertas vermelhos por calor extremo para províncias do Oeste argentino e o Norte da Patagônia. Um alerta vermelho por altas temperaturas, de acordo com a descrição do SMN, significa que as condições são “muito perigosas” e que “podem afetar todas as pessoas, inclusive as saudáveis”.
Como o ar quente será sentido no Rio Grande do Sul
A massa de ar quente terá impacto no Rio Grande do Sul com aumento do calor nos próximos dias, entretanto não são previstas marcas tão extremas quanto as indicadas para a Argentina nem tampouco onda de calor como a do ano de 2022, que foi histórica. O calor será mais intenso na Metade Oeste do estado, onde diversas cidades devem ter máximas de 36ºC a 39ºC ao menos até a metade da semana que vem. Marcas ao redor de 40ºC podem ocorrer na Fronteira Oeste.