Áreas com Risco Meteorológico
A Sala de Situação atualiza a previsão da condição meteorológica no estado para os próximos dias 23 e 24 de outubro
Os acumulados poderão variar poderão variar entre 30 a 60 mm sobre áreas da Campanha, Oeste, Missões, Noroeste, Norte e RMPOA. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 30 mm.
Na quarta-feira (23), instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão sobre a Argentina se intensificam, trazendo chuva moderada a forte acompanhada de descargas elétricas, eventual queda de granizo e temporais isolados nas regiões Oeste, Campanha, Centro, Norte, Nordeste, Serra, Vales e RMPOA. Os acumulados ficam entre 20 e 40 mm/dia em áreas da Campanha, Oeste, Norte e Vales, e abaixo de 15 mm/dia nas demais regiões. Além disso, as rajadas de vento associadas às instabilidades podem chegar aos 90 km/h.
Durante a quinta-feira (24), o sistema de baixa pressão permanece se intensificando e se aprofunda sobre o Uruguai e Sul gaúcho, dando origem a um ciclone extratropical. Esse ciclone, aliado a uma frente fria, deve trazer chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo, ventos intensos e tempestades em todo o Rio Grande do Sul. Os ventos devem ser constantes de 60 a 80 km/h na metade Sul do Estado, Serra, Nordeste, RMPOA e todo o Litoral, e as rajadas podem ultrapassar os 90 e 100 km/h associadas às instabilidades. Os acumulados ficam em torno de 40 a 50 mm/dia na Campanha, Oeste, Centro, RMPOA e Norte do Estado.
Nas demais regiões, os volumes são inferiores a 30 mm/dia. A tendência é que, na sexta-feira (25), o ciclone se afaste para o alto mar. Os ventos permanecem intensos em todo o Litoral, com rajadas até 80 km/h, e devem perder intensidade gradualmente ao longo do dia. Além disso, ainda há variação de nebulosidade e chuva fraca na metade Leste do Estado. Durante a noite, a aproximação de novas instabilidades contribui para rajadas de vento de até 70 km/h no Oeste e Extremo Sul gaúcho, além de pancadas isoladas de chuva nessas regiões.
Atenção! A Defesa Civil orienta: durante as chuvas, tome precauções como desligar eletroeletrônicos, fechar bem portas e janelas, buscar abrigo seguro, e evitar atravessar alagamentos a pé ou de carro. Consulte a Defesa Civil local para informações sobre Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre no seu município. Emergência ligue 190 ou 193.