Um dia de campo voltado para as mulheres rurais e a cultura do milho foi realizado na sexta-feira (06/12), na propriedade de Rosane e Edemar Lazzari, na comunidade Nossa Senhora das Graças, em Fagundes Varela. O evento tratou de como as mulheres podem se envolver, ou já se envolvem, na produção do milho, no processo de armazenagem, no acesso ao crédito e na gestão da propriedade.
O dia de campo contou com quatro estações temáticas, duas delas com o engenheiro agrônomo João Villa, extensionista rural da Emater/RS-Ascar. Na lavoura de milho, ele abordou a forma adequada de fazer coleta de solo para análise, a importância de manter o solo com cobertura e o manejo necessário para melhorar a fertilidade do solo, levando em conta os aspectos químicos, físicos e biológicos. Villa também apresentou a tecnologia do silo secador de grãos desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, que proporciona a secagem e armazenagem de grãos na propriedade, mantendo a qualidade e diminuindo as perdas. Ele explicou sobre o funcionamento, construção e vantagens, para que as mulheres possam implantar essa tecnologia nas suas propriedades. “A Emater não cobra para fazer o projeto, e o investimento praticamente se paga só na diferença de perda de peso do grão na secagem e o que é descontado no comércio, e ainda pode agregar valor na venda do grão”, salientou Villa.
O gerente da agência da Sicredi de Fagundes Varela, Gustavo Fantini, falou sobre o uso consciente do Crédito Rural na unidade familiar, destacando a importância de usá-lo de forma responsável para que a propriedade evolua. Ele também apresentou algumas linhas de crédito, inclusive as específicas para mulheres, além de linhas de custeio e o seguro agrícola. E a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ana Terezinha Trintinaglia, juntamente com a engenheira agrônoma Juliana Pivato, conversou sobre a gestão das obrigações da propriedade familiar, destacando a importância de sempre ter a documentação em dia, seja para o acesso ao crédito, seguro ou para os cadastros e declarações necessários.
O evento encerrou com confraternização, com um lanche com alimentos à base milho, como bolos, pudim, pão e biscoitos.