A nova gestão municipal de Veranópolis identificou, nos primeiros dias de trabalho, que nenhuma das 11 escolas municipais possui Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) regularizado. Diante da situação, foi iniciado um levantamento para apurar as adequações necessárias, mas o alto custo para a regularização de todas as unidades levou a administração a estabelecer um cronograma, priorizando duas escolas por semestre.
Alguns educandários apresentam estrutura comprometida, o que exigirá intervenções mais amplas antes da obtenção do documento. A secretária de Educação, Cultura, Esportes e Juventude, Sheila Sinigaglia Facchin, afirmou que a pasta está empenhada em garantir as condições básicas de segurança e acessibilidade, reforçando que os trabalhos já estão em andamento.
Neste primeiro semestre, as escolas Virginia Bernardi, no bairro São Pelegrino, e Adriano Farina, no bairro Santo Antônio, serão as primeiras a receber as adequações. A Secretária assinou na semana passada a autorização para a aplicação dos recursos.
O investimento inicial para a regularização dessas duas escolas ultrapassa R$ 200 mil.
Para verificar a situação, o setor de engenharia da Prefeitura está visitando todas as escolas.
A administração municipal seguirá avançando no processo para assegurar a regularização das demais unidades de ensino. Uma das preocupações da gestão é garantir a segurança das crianças e dos adolescentes e na qualidade do ensino oferecido.