Izabel Durli Menin se despediu de seu cargo como secretária da Educação, Esportes, Lazer e Juventude de Veranópolis, nesta terça-feira, dia 15. Izabel, que é professora de formação, anunciou que a decisão de deixar o cargo já havia sido tomada em março, visando garantir uma transição suave no início do ano letivo. “É um comprometimento com a educação que não poderia ser deixado de lado. Eu precisava assegurar que tudo estivesse encaminhado para a próxima gestão”, afirmou.
Entre as suas últimas ações, ela destacou o trabalho em torno das condicionalidades exigidas pelo Governo Federal para a liberação de recursos, que incluem a certificação de diretores e a implementação do referencial curricular veranense. Essas ações foram fundamentais para o município, que viu um aumento significativo nos repasses financeiros de R$ 98 mil em 2022 para R$ 349 mil em 2023.
Ao longo de sua gestão, Izabel enfrentou desafios, como o transporte escolar, que continua a ser uma preocupação constante, especialmente com o aumento do número de alunos atendidos. Com mais de 3.700 estudantes no município, a demanda por transporte escolar e alimentação adequada tem sido crescente, uma vez que cerca de 2.500 utilizam o transporte escolar.
A secretária também ressaltou a importância da formação continuada dos professores, um aspecto crucial para a qualidade do ensino. “A educação é um processo em constante evolução. Se não trabalharmos na qualificação dos docentes, não conseguiremos atender as necessidades dos alunos”, afirmou.
Apesar dos desafios enfrentados, Izabel deixou o cargo com a sensação de dever cumprido. “Não estou abandonando o barco. O trabalho realizado está bem ancorado, e estou feliz em seguir para novos desafios na educação”, declarou, referindo-se ao novo projeto de alfabetização que fará parte.
Kleverson Kufner, o Fininho, assume a secretaria a partir da quarta-feira, dia 16.