A Secretária da Saúde de Veranópolis informa que no dia 12 de setembro, terça-feira, na ESF São Francisco o grupo de trabalho multidisciplinar da Saúde da Mulher iniciou a colocação do método contraceptivo reversível de longa duração (Implanon), como estratégia de incorporação nos cuidados à saúde da mulher.
As adolescentes e mulheres contempladas já estavam em acompanhamento médico ou ginecológico na Unidade de Saúde e que apresentavam os critérios de elegibilidade.
No primeiro momento foi realizada uma fala com orientações ministradas pelas Ginecologistas e obstetras que atuam na atenção básica do município e após foi dado início a colocação.
Este é um método de procedimento ambulatorial que pode ser inserido nas unidades de saúde e nas próximas semanas vão ser contempladas as mulheres de outros bairros atingindo toda a rede de atenção básica do município.
Este trabalho é uma das estratégias da Saúde da Mulher que visa melhorar e aprimorar a saúde sexual e reprodutiva das mulheres veranenses da melhor forma possível. Tendo como objetivo oferecer um planejamento familiar que possa respeitar as decisões de gerar uma família da melhor forma possível, desta maneira a ESF está aprimorando todos os atendimentos que dizem respeito à saúde da mulher.