Famílias de Veranópolis são as primeiras da Serra Gaúcha a receber novas moradias após as enchentes
Duas famílias de Veranópolis são as primeiras da Serra Gaúcha a assinarem o contrato do Programa Compra Assistida
Duas famílias de Veranópolis são as primeiras da Serra Gaúcha a assinarem o contrato do Programa Compra Assistida, garantindo moradias seguras após perderem suas casas nas chuvas de maio ou residirem em locais de risco. Agora, elas deixam essas áreas e passam a viver em locais adequados e protegidos. Os primeiros beneficiados são Adão Machado Ribeiro e Fabiane do Nascimento Grandi, moradores do bairro Santo Antônio, que receberam na última quinta-feira (06/02) o contrato de compra assistida de imóvel por meio do Governo Federal, Caixa Econômica Federal e Administração Municipal. A iniciativa viabiliza a aquisição de casas de até R$ 200 mil para aqueles que tiveram suas residências destruídas ou interditadas pela enchente.
O vice-prefeito João Guilherme Mazetto ressaltou a importância desse momento para os beneficiados, destacando que é um processo de entrega de moradias definitivas para quem perdeu seu lar ou estava em aluguel social, em casas de parentes ou em áreas de risco, garantindo que essas famílias possam realmente recomeçar suas vidas. Atualmente, 25 famílias de Veranópolis estão cadastradas para o programa, das quais oito foram contempladas na primeira etapa, sendo que duas já assinaram o contrato.
As famílias já podem providenciar a mudança para os imóveis, que foram adquiridos pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e avaliados por um técnico da Caixa Econômica Federal. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Willian Dorneles, a conquista representa um recomeço para muitas pessoas, resultado de um trabalho intenso da Prefeitura para viabilizar essas moradias e garantir melhores condições de vida para os atingidos.
A assinatura dos contratos contou com a presença do vice-prefeito João Guilherme Mazetto, do secretário de Desenvolvimento Social Willian Dorneles, da gerente geral da Caixa de Veranópolis Jessica Scheifler Moreira Ferri, do superintendente executivo de Varejo da SEV Vinhedos Christian Borges de Ávila, do superintendente executivo de Habitação da Serra Gaúcha Rafael Forace e do diretor de Projetos da Casa de Governo Federal no RS e representante do secretário da Reconstrução, Maneco Hassen.
A modalidade Compra Assistida do Programa Minha Casa, Minha Vida Reconstrução foi criada para destinar imóveis prontos às famílias que tiveram seus lares destruídos ou comprometidos pelas chuvas. O município fez um levantamento e cadastramento dessas moradias, com acompanhamento do setor de engenharia da Prefeitura. Todas as custas, inclusive de documentação, são cobertas pelo programa.
Fotos: Caixa Veranópolis