Estudo prevê controladores de velocidade na Estrada Geral Santa Bárbara
Segurança e mobilidade: estudo urgente na Estrada Geral Santa Bárbara
Um estudo urgente está sendo desenvolvido para a Estrada Geral Santa Bárbara e será apresentado ao Conselho Municipal de Trânsito de Veranópolis. Entre as medidas previstas estão a instalação de controladores de velocidade e quebra-molas, com o objetivo de garantir maior segurança para motoristas e moradores da região.
Na manhã desta quinta-feira, dia 27, o Prefeito em Exercício de Veranópolis, João Guilherme Mazetto, acompanhado por profissionais do setor de engenharia da Prefeitura e pela Secretária de Infraestrutura Urbana, Bruna Favero Pessin, esteve na Estrada Geral Santa Bárbara para avaliar a situação do trecho que se tornou alternativa para a BR 470, via Cotiporã. Durante a visita, foram identificados pontos críticos que necessitam de atenção.
Enquanto o estudo é finalizado, a Prefeitura segue trabalhando na manutenção da via, incluindo orientação aos motoristas, pintura da sinalização viária e outras melhorias necessárias. Além disso, reforça a recomendação para que os motoristas utilizem o trecho da ERS 355, acessando o trevo para Fagundes Varela, seguindo pelo Travessão de São Valentim em direção ao Pedancino e, posteriormente, pela ERS 359.
O Prefeito em Exercício, Mazetto, enfatizou a importância de os condutores reduzirem a velocidade ao trafegar pelo trecho, devido às curvas acentuadas e à presença de um grande número de residências nas margens da rodovia. Ele também destacou que a administração municipal está empenhada na melhoria das condições da estrada, instalação de placas de sinalização e mantendo um diálogo constante com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) em busca de soluções adequadas para a mobilidade e segurança viária da região.