Amor de uma vida toda
O Dia dos Namorados no Brasil, é celebrado no dia 12 de junho, em função da proximidade com o dia de Santo Antônio, comemorado no dia 13 e considerado pela Igreja Católica como santo casamenteiro. Além disso, a data tornou-se comercial, movimentando a economia. Sobretudo, a data é para celebrar o amor entre casais.
Eternos namorados, casais unidos há muitos anos mostram que o amor é paciente, empático e persistente. Dalino e Lourdes Pessin, estão casados há 55 anos, se conheceram na juventude, mantiveram um relacionamento por dois anos, casando em seguida. Atualmente, Dalino tem 84 anos e Lourdes 77 anos. “Temos uma história longa e bonita juntos, nos dias de hoje, é muito difícil ver relacionamentos tão duradouros”, destaca Lourdes.
O casal passou por muitas dificuldades, principalmente, financeiras no início da vida juntos. Ambos são professores aposentados e destacam a perseverança e o espirito de luta para manterem o relacionamento e crescerem na vida. “Não tínhamos muitas possibilidades, mas exploramos o que foi possível dentro do nosso padrão de vida na época, aos poucos fomos trabalhando, planejando e investindo na gente. Investimos e nos engajamos muito com a educação”, explica Lourdes.
A persistência e a força de vontade sempre foram os grandes motivadores dos dois. “Lutávamos juntos e trabalhávamos muito para alcançar nossos objetivos, sempre enfrentamos as dificuldades como podíamos, mas ao mesmo tempo, fazíamos com alegria, porque trabalho é saúde”, revela Dalino.
O casal tem duas filhas, dois genros, cinco netos e uma bisneta. Casados desde 15 de abril de 1967, o relacionamento serve de inspiração para o restante da família. “Nosso relacionamento é uma história que construímos juntos, nossas filhas são frutos do nosso amor e a família é uma consequência disso. Eles acompanharam uma boa parte da nossa história e acredito que os influenciamos de outras maneiras também”, explica Lourdes.
Exemplo de perseverança, os dois fazem parte do grupo de casais Movimento Familiar Cristão e trabalham com noivos, abordando temas ligados ao relacionamento. “Nós ensinamos que precisamos sempre olhar o melhor do outro, observar sempre as qualidades do parceiro, porque defeitos todos tem”, revela Dalino.
Ambos destacam que o importante para um relacionamento duradouro é saber observar as qualidades um do outro. “No momento em que tu te desafias a conhecer o outro, tu procuras o que ele tem de melhor e o que te faz bem. Existe aquela frase que diz ‘ter razão ou ser feliz’, ou seja, a teimosia não leva a nada, então precisamos relevar para não gerar confronto”, destaca Lourdes.
Dalino ressalta que pequenos gestos no dia a dia, também são muito importantes para a manutenção de um relacionamento saudável. “Pequenos gestos fazem a diferença, fazer algum serviço da casa, dar um sorriso em um dia que não estamos de bom humor, tudo isso é muito importante. Nosso casamento foi uma experiência muito boa, crescemos juntos, construímos tudo com muita luta e perseverança, passamos por muitas coisas que nos trouxeram até aqui”, relata Dalino.
Apesar das dificuldades ao longo da vida, o amor nunca foi deixado de lado na longa história de Dalino e Lourdes Pessin, mesmo fazendo mais de uma atividade por vez para garantir o sustento da família, a dupla sempre encontrava um tempo para si e para investir no amor.