O Grêmio conheceu na noite desta segunda-feira (17) os seus adversários na Copa Sul-Americana. O clube está no Grupo D junto com Godoy Cruz (ARG), Sportivo Luqueño (PAR) e Atlético Grau (PER). O time tricolor não precisará encarar a altitude em nenhum das suas partidas como visitante.
O Grêmio é um dos cabeças de chave do torneio. Portanto, não podia ter em sua chave nenhum dos outros cabeças de chave e nem os brasileiros que estavam em outros potes, Vasco, Vitória e Corinthians.
O Godoy Cruz se classificou para o torneio por ter sido a equipe com maior pontuação na classificação acumulada do Campeonato Argentino a não ir à Libertadores.
O Sportivo Luquenõ chegou à Sul-Americana por ter sido a terceira melhor equipe da tabela acumulada do Campeonato Paraguaio a não ir à Libertadores.
Clube mais desconhecido da chave, o Atlético Grau jogará a competição por ser a terceira melhor equipe da tabela acumulada do Campeonato Peruano a não ir à Libertadores.
O primeiro colocado de cada grupo avança para as oitavas de final. As equipes que ficarem em segundo jogarão um playoff com as que terminaram na terceira posição na fase de grupos da Libertadores.
A fase de grupos da Sul-Americana segue formato tradicional. Serão seis jogos por equipe, em dois turnos de duelos, três em casa e três fora.
Após as seis partidas, o campeão de cada chave se classifica diretamente para as oitavas de final. Os times que terminarem em segundo vão disputar um playoff contra os times que ficarem em terceiro nos grupos da Libertadores, e assim, serão conhecidas as 16 equipes das oitavas de final.
Nas oitavas, os campeões dos grupos também têm direito ao mando de campo no jogo de volta. A partir das quartas, os duelos seguem sistema de mata-mata, com exceção para a final, que será em jogo único.