Nesta sexta-feira (17) foi realizada na Prefeitura de Bento Gonçalves uma reunião com os municípios integrantes da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE). O objetivo do encontro foi tratar sobre as ações relacionadas à redução do número de beneficiários do Bolsa Família, principalmente através do encaminhamento para o mercado de trabalho.
A ação, já executada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, consiste em realizar a busca ativa de beneficiários, confirmar se estão dentro das regras do programa e, caso não estejam, oferecer o encaminhamento para algum emprego.
Caso estejam com o cadastro com informações erradas ou não forem encontrados, é solicitado o bloqueio do cadastro. “Nosso objetivo com esse encontro é buscar a redução dos beneficiários do Bolsa Família, pessoas que estão irregulares, e encaminhar para vagas de emprego. Somente com a união de esforços poderemos mudar a realidade dos Municípios”, disse.
Como deliberação da reunião, ficou definido que os Municípios irão fiscalizar e buscar a redução do Bolsa Família com a oferta de emprego, e revisão cadastral.
Estiveram presentes os prefeitos de Bento Gonçalves Diogo Siqueira e o vice-prefeito Amarildo Lucatelli, de André da Rocha Felipe Jaques; Antônio Prado assistente social Priscila Salamon; Caxias do Sul vice-prefeito Édson Néspolo; Coronel Pilar Ivan Agatti; Cotiporã José Carlos Breda; Fagundes Varela vice-prefeito Rogério Binda; Farroupilha Jonas Tomazini, Flores da Cunha César Uilian; Garibaldi vice-prefeito Adriano Carniel; Guabijú Neri Rosa da Silva; Guaporé Odair Rossetto; Marau; Monte Belo do Sul Jorge Benvenutti; Nova Araça Henrique Peretti; Nova Pádua Itamar Bernardi; Pinto Bandeira Adilso Salini; Protásio Alves Itamar Girardi; Santa Tereza Gisele Caumo; São Jorge Danilo Salvalaggio; São Marcos Volmir Rech; Veranópolis Cristiano Dal Pai; Vila Flores Evandro Brandalise e Vespasiâno Corrêa Chefe de Gabinete Ana Paula Gaieski.