Tráfego na ponte entre Bento Gonçalves e Cotiporã deve ser liberado até 27 de dezembro

O primeiro teste da ponte sobre o Rio das Antas, chamado de “rompimento de corpo de prova”. deve ocorrer em 23 de dezembro

O engenheiros responsáveis pelas obras da ponte sobre o Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Cotiporã, divulgaram, na quinta-feira (19), uma estimativa de liberação do tráfego de veículos. A estrutura, principal ligação entre Cotiporã e Bento Gonçalves, recebeu concretagem da pista de rodagem na última quarta-feira (18). Agora, o passo final para a efetiva liberação do fluxo de veículos no trecho é a limpeza da pista e a instalação das juntas de dilatação (dispositivos que absorvem a variação de volume dos materiais na pista).
Em comunicado emitido por meio das redes sociais, Jeferson Dal Bello esclarece que em 23 de dezembro, deve ser feito o primeiro teste, chamado de “rompimento de corpo de prova”. Ele acredita que o fluxo de veículos possa ser liberado entre 24 e 27 de dezembro. A expectativa inicial era da liberação ocorrer no início do mês.
“Na noite do dia 18 de dezembro de 2024 concluímos a concretagem de nivelamento da pista de rodagem. Os próximos passos são a limpeza da pista e a instalação das juntas de dilatação entre trechos, que serão concluídos até o dia 21 de dezembro de 2024 (sábado), se as condições climáticas forem favoráveis. No dia 23 de dezembro de 2024 faremos o primeiro rompimento de corpo de prova (quatro dias de cura), podendo assim verificar o comportamento de resistência do concreto e, então, termos um parâmetro mais preciso sobre a liberação do tráfego, que deverá acontecer entre os dias 24 e 27 de dezembro. Reiteramos que o Programa Pontes do Sul está comprometido em trabalhar pelo restabelecimento de tráfego de forma rápida e segura”, diz o comunicado assinado pelo engenheiro.
Parte do Programa de Aceleração Pontes do Sul, a obra é executada pelas empresas JB Engenharia e Alsus Infra e segue o modelo estrutural da ponte anterior, com melhorias. Uma vistoria técnica realizada em agosto identificou que a estrutura antiga não possuía armadura adequada nos pilares de concreto, o que levou a ajustes para reforçar a segurança.
O investimento inicial previsto era de R$ 4,57 milhões, mas com um aditivo de R$ 960 mil para cobrir as adequações necessárias, o custo final da ponte subiu para R$ 5,53 milhões. A nova estrutura, assim como a destruída pela enchente de maio, terá apenas uma via.
Fonte: Portal Leouve
Foto: Pontes do Sul/Divulgação
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