Em uma importante agenda em Brasília, o prefeito eleito de Veranópolis, Cristiano Valduga Dal Pai, e o vice-prefeito eleito, João Guilherme Mazetto, participaram nesta tarde da reunião da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Acompanhados pelo atual presidente do Legislativo, Luis Carlos Comiotto, pelos vereadores Gioconda Dal Ponte, Vanderlei Zanotto, e Rodrigo Costa e do diretor do Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi (HCSPL), eles acompanharam a aprovação do Projeto de Lei 5784/2023, que reconhece a Romaria de Nossa Senhora de Lourdes como uma manifestação da cultura nacional.
O projeto, de autoria do deputado Bibo Nunes (PL-RS), contou com a relatoria do deputado Stélio Dener (Republicanos-RR) e teve sua aprovação liderada pelo presidente da comissão, deputado Aliel Machado (PV-PR).
Após tramitar por um ano na Câmara, a aprovação na Comissão de Cultura marca uma etapa crucial para o reconhecimento oficial. Agora, o projeto segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, para o Senado. Caso aprovado em todas as instâncias, a Romaria de Nossa Senhora de Lourdes poderá ser oficialmente reconhecida como Romaria Nacional de Nossa Senhora de Lourdes, um título que reforça sua importância cultural, histórica e religiosa.
Durante a reunião, foi destacado o impacto da Romaria para Veranópolis e toda a região, que transcende o âmbito religioso, sendo um símbolo de fé, tradição e cultura para milhares de pessoas.
O prefeito eleito, Dal Pai, e o vice-prefeito, Mazetto, que vêm acompanhando de perto todo o processo, reforçaram a relevância deste reconhecimento para o município e para o fortalecimento do turismo e da cultura local.
Com grandes expectativas, a edição da Romaria em 2026 poderá já contar com o reconhecimento nacional, consolidando Veranópolis como um importante destino de peregrinação e cultura no Brasil.
Fotos: Divulgação