Na manhã desta quarta-feira, o prefeito eleito de Veranópolis, Cristiano Valduga Dal Pai, e o vice-prefeito eleito, João Guilherme Mazetto, anunciaram oficialmente os novos Secretários Municipais que integrarão a gestão de 2025 a 2028. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e marca um passo importante na preparação da nova administração.
Dal Pai e Mazetto foram eleitos com mais de 70% dos votos válidos, recebendo uma expressiva confiança da população veranense. Apenas 30 dias após a vitória nas urnas, eles já definiram os nomes que comporão a equipe responsável por conduzir os trabalhos na Administração Municipal. Além da apresentação, os líderes detalharam a estruturação da gestão, com foco na eficiência e proximidade com a comunidade.
O prefeito Cristiano Valduga Dal Pai destacou o compromisso da nova equipe: “Nossa prioridade é colocar em prática o plano de governo que foi escolhido pela comunidade, garantindo uma gestão inovadora, eficiente e sempre próxima das pessoas.”
O vice-prefeito João Guilherme Mazetto, que também assumirá o cargo de Secretário de Governo, ressaltou os objetivos da nova administração: “Vamos enxugar a máquina pública com a redução de cargos comissionados e criar uma gestão mais próxima da população, ouvindo as demandas e agindo com responsabilidade para atender as necessidades de Veranópolis”.
A nova Administração manterá o mesmo número de Secretarias Municipais, já desmentindo uma das notícias falsas espalhadas durante a campanha. A mudança que ocorrerá será nos serviços da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente que passa a ser Secretaria de Desenvolvimento Rural e que cuidará exclusivamente dos serviços da zona rural, incluindo os acessos. A Secretaria de Infraestrutura passará a ser responsável da zona urbana. Já a cultura ficará a cargo da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude. O Turismo abrigará também o lazer. Outra novidade é que pela primeira vez na história, a Secretaria de Infraestrutura Urbana será comandada por uma mulher. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico abrigará a Indústria e o Comércio.
Veja como ficarão as Secretarias:
Governo – João Guilherme Mazetto
Tem 29 anos. É bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduando em Gestão Pública, Direito Administrativo e Licitações e Vigilância Sanitária em Saúde pela FACUMINAS. Teve atuação na liderança estudantil. Sempre atuante nas comunidades e bairros da cidade, foi coordenador do conselho comunitário de Vila Azul por 8 anos. Foi vereador por dois mandatos. Além de vice-prefeito conduzirá essa Secretaria que abrigará também o Meio Ambiente e o foco na inovação da gestão pública.
Turismo e Lazer – Idevania Rossatto Sachini
Tem 48 anos. É graduada em bacharel em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem cursos de especialização em várias áreas como gestão de eventos, gestão estratégica em negócios, agência de viagem e turismo. Já atuou no serviço público como coordenadora da Casa da Cultura e é empresária.
Educação, Cultura, Esporte e Juventude – Sheila Sinigaglia Facchin
Tem 46 anos. É graduada em Licenciatura Plena em Letras, pela UCS; especialista em “Espaços e possibilidades para a educação continuada” e em “Gestão e organização da escola, com ênfase em supervisão escolar”. Foi professora em escolas como Josué de Castro, Jacintho Silva, São Luiz Gonzaga, AVAEC e Felipe dos Santos.
Saúde – Évelin Kasmirscki Ranghetti
Tem 37 anos. É graduada em nutrição pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e tem especializações na área, além de MBA em liderança, gestão de equipes e produtividade pela PUC. Teve atuação em empresas locais, sendo sua atual passagem pelo Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi como nutricionista responsável, coordenadora das áreas de produção e clínica.
Infraestrutura Urbana – Bruna Favero Pessin
Tem 31 anos. É bacharel em Engenharia Civil pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha recebendo Prêmio Acadêmico Destaque. Tem pós-graduação em engenharia da Segurança do Trabalho. Teve atuações e tem amplo conhecimento em obras, escavações, prevenção de incêndios, além de ser responsável técnica em vários projetos.
Finanças – Cesar Salvetti
Tem 53 anos. Tem graduação em Ciências Contábeis e é estudante em direito; tem especialização em Contabilidade Financeira e Finanças, formação de custos para micro e pequenas empresas, Administração Financeira e Gestão Pública. Já atuou como diretor financeiro, consultor empresarial e auxiliar de contabilidade, compras e comprador. Até o momento é funcionário da Corsan na área de planejamento e orçamento. Exerceu funções de técnico em Contabilidade, Gestor de Departamento Financeiro e Gestor de Unidade.
Desenvolvimento Rural – Genuir Frizon
Tem 52 anos. No início de sua caminhada profissional atuou na Associação Rural de Veranópolis, hoje Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Por quase 30 anos, atuou como Bombeiro Militar nas cidades de Veranópolis, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Após aposentar-se na função, deu prosseguimento aos trabalhos na agricultura.
Desenvolvimento Social – Willian Dornelles
Tem 35 anos. É graduado em psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem especializações em teoria psicanalítica, políticas públicas, criação e fortalecimento das Redes de Proteção, direito da criança, saúde mental. Foi conselheiro tutelar, psicólogo, professor e psicólogo clínico. Teve passagens por AVAEC, APAE, Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi, CAPS e Comunidade Terapêutica Fazenda São Francisco de Assis.
Desenvolvimento Econômico – João Augusto Fracasso
Tem 25 anos. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem cursos de direito empresarial aplicado, Jornada do Lean à Indústria 4.0, Gestão da Qualidade e Processos, introdução à Arbitragem Empresarial, além de assistente Jurídico em grupos acadêmicos. Teve atuação em empresas locais nos setores de analista, coordenador de qualidade e gestão, entre outros.