Trecho da BR-470, em Carlos Barbosa, é recuperado em cinco meses

Solução utilizada foi com concreto projetado

Local de constante queda de pedras, a encosta localizada entre os quilômetros 232,260 e 232,350 da BR-470, no município de Carlos Barbosa, recebeu obras para contenção e recuperação em um curto espaço de tempo, com a execução de serviços até no turno da noite. De maio a setembro de 2024, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finalizou o escopo original do contrato para este ponto, propiciando um tráfego de veículos mais seguro para a região. A expectativa é que nos próximos meses o trecho ainda englobe mais 140 metros de estruturas de contenção, com a utilização de tela metálica.

O concreto projetado foi a solução utilizada para contenção do talude, associado a chumbadores e drenos para direcionamento da água da rocha, como barbacã e dreno horizontal profundo (DHP). Já no ponto adicional, onde foi realizada a limpeza superficial com bate choco, está prevista a utilização de tela metálica de proteção por se tratarem de blocos maiores de rocha. Os serviços neste trecho devem ser retomados nos meses subsequentes após a liberação de aditivo para o contrato.

As ações do DNIT visam prevenir futuros processos erosivos e de queda de barreiras, garantindo a segurança dos moradores e dos usuários da rodovia.

Entenda:

Concreto projetado: técnica indicada para revestimento de talude acometido por processos erosivos e de queda de materiais, fixando-o na posição desejada e promovendo segurança e estabilidade.

Chumbadores: são barras de aço instaladas em perfurações previamente executadas e posteriormente injetadas com calda de cimento ou resina, garantindo a sua ancoragem ao terreno.

Tela metálica: solução utilizada para contenção de taludes de grandes alturas e/ou com grande instabilidade para proteção de queda de rochas e melhoria da estabilidade.

Barbacã: é um dreno curto, cuja função é retirar a água acumulada atrás de uma contenção em contato com o solo.

Dreno Horizontal Profundo: é um dreno responsável por captar águas distantes da face do talude, executado com uso de perfuratrizes.

Bate choco: atividade de retirada dos blocos e lascas de rocha que se encontram praticamente soltos na superfície do talude, ou seja, uma limpeza da face realizada por rapelistas.

 

 

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.