Ecopontos em Veranópolis ganham novos containers para descarte exclusivo de vidros

Os Ecopontos fazem parte do projeto "Escola Consciente - Promovendo a Sustentabilidade através da Educação Ambiental,"

Veranópolis recebeu uma nova estrutura de descarte de vidros nos ecopontos existentes. Na última quinta-feira, 17 de outubro, foram instalados containers específicos para facilitar o descarte correto de vidros pela população. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a ONG AMMA – Agentes Multiplicadores do Meio Ambiente, o CMMA – Conselho Municipal do Meio Ambiente, e a Prefeitura Municipal de Veranópolis.
Os Ecopontos fazem parte do projeto “Escola Consciente – Promovendo a Sustentabilidade através da Educação Ambiental,” em que voluntários da AMMA realizam palestras em escolas, condomínios e empresas para conscientizar sobre a separação e descarte correto de resíduos. De acordo com Rubia Cenci Freitas, presidente da ONG AMMA, essa ampliação atende a uma necessidade da população e da Cooperativa Cooperciclo, que recebe e destina os resíduos do município.
“Ter um ponto de descarte seguro, onde a população sabe que o material será destinado de forma correta, encoraja mais pessoas a cuidarem do seu ‘lixo’ com responsabilidade e respeito. Vamos melhorar e ampliar os pontos de coleta para incentivar a separação e o descarte adequado, contribuindo para a preservação do futuro do nosso planeta,” destacou Rubia.
Com a ampliação, os ecopontos já existentes serão utilizados exclusivamente para outros resíduos recicláveis, que passarão por um processo de reforma, incluindo lavagem, pintura e adesivagem nos próximos meses. Elizabete Vuelma Boff, tesoureira da AMMA e responsável por projetar as novas estruturas, reforça que o descarte de vidro deve ser realizado sem quebrá-los. Caso estejam quebrados, os vidros devem ser embalados e identificados para maior segurança.
Apenas um dos novos ecopontos de vidro foi instalado de forma isolada, com descarte exclusivo na Rua Fiorelo Henrique Chiaradia, esquina com a Av. Osvaldo Aranha. Outros containers para vidro foram colocados ao lado dos ecopontos já existentes, nos seguintes locais:
• Rua Dr. José Montaury, em frente à prefeitura
• Rua Andrade Neves, esquina com a Praça XV de Novembro
• Av. Júlio de Castilhos, próximo ao monumento da Maçã
O ecoponto na saída do Colégio Regina Coeli permanecerá destinado ao descarte de outros resíduos recicláveis. A AMMA já planeja instalar um ecoponto maior para demais resíduos em 2026, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.