Dia do Garçom: a data que reconhece quem se dedica a servir os outros

Bastante conhecida, a profissão de garçom é uma das mais importantes dentro de um restaurante e deve ser valorizada. Tanto é que já foi um dos destaques do maior sucesso do cantor Reginaldo Rossi.

Essa reportagem está publicada na íntegra em nossa versão impressa dessa semana. Assine O Estafeta por apenas R$ 160,00 ao ano e recebe em casa o seu exemplar. Além disso, você concorre a muitos prêmios todas as semanas.

“Atendimento é tudo” pode parecer uma frase clichê, mas é realmente o ponto importante em um negócio gastronômico. A comida pode ser boa, mas é por causa de muitos garçons que os clientes voltam pela segunda, terceira, quarta vez.
O garçom tem um dia especial no calendário, no dia 11 de agosto. A profissão possui mais de 200 anos na história, praticamente surgindo na França, onde surgiram os primeiros restaurantes, logo após a revolução Francesa. Até hoje, muitos sustentam suas famílias por meio dela ou obtém uma renda extra.
Ivo Giotti é um desses exemplos, atuando como garçom desde 1996, atualmente ele concilia o trabalho em uma empresa com o restaurante em que trabalha a noite. Seu início na profissão foi a partir de um pedido do irmão, que ao abrir um restaurante no Rio de Janeiro, pediu para que Ivo fosse para lá trabalhar.
Lá ele permaneceu até 2002 e ao retornar para o Rio Grande do Sul, mudou-se para Veranópolis. “Quando voltei do Rio, vim para cá porque meu irmão tinha comprado parte de um restaurante aqui e estava na Alemanha, então ajudava o pessoal em nome dele. Depois que ele vendeu a sociedade, eu fui ficando por aqui e segui no ramo de garçon”, descreve.
Leia o restante da reportagem em nossa versão impressa dessa semana. Seja nosso assinante e receba conteúdos exclusivos anteriormente.

 

Clique no link e assista ao vídeo:

 

Comentários
Loading...
error: Conteúdo bloqueado.