DNIT estuda ampliar para veículos maiores trafegarem pela Serra das Antas na BR 470

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De acordo com o superintendente do DNIT, Adalberto Jurach, no trecho da BR 470 entre Veranópolis e Bento Gonçalves e Bento e Montenegro, foram registrados cerca de 100 pontos de ocorrência. São diversos tipos de movimentação, deslizamentos, escorregamentos, esse material ou passou pela rodovia ou levou parte da rodovia.

Conforme o superintendente, no trecho, foram registradas, no mínimo, oito ocorrências de grande porte. Em especial no Restaurante Colao, junto a Ponte Ernesto Dornelles, onde foram 600 metros de deslocamento de terra, pedras e árvores, que atingiram o estabelecimento e pessoas que estavam no local para se proteger. Na subida da Serra, locais próximos a Casa Bucco e a Pousada Bucco também houveram deslizamentos.

Esses danos causaram a interdição da BR-470 por um período de aproximadamente 60 dias.

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Planejamento para o futuro da rodovia

Conforme Jurach, em paralelo as obras de reconstrução, foram sendo feitos estudos de engenharia para contenção e melhoria da segurança em quase 100 pontos críticos ao longo do trecho Veranópolis-Monte Negro. Paralelamente à execução das obras emergenciais, estão sendo montados planos de trabalho para contratação de empresas especializadas na realização de obras de contenção e segurança.

As obras planejadas incluem a construção de cortinas atirantadas — paredes fixadas com grampos perfurados na rocha — e muros de gabiões, além da instalação de telas para contenção de detritos em áreas onde ocorreram avalanches. Um projeto específico está sendo avaliado na região da Casa Buco, onde a construção de dois viadutos pode substituir a necessidade de grandes obras de contenção, facilitando o trânsito nas curvas críticas.

O engenheiro explica na entrevista ao O Estafeta, que quando as obras de maior imponência iniciarem, poderá haver maior restrição no tráfego. “Essas obras de contenção que estão acontecendo junto com as obras de contenção que nós estaremos contratando são motivos de que a gente tenha restrições ainda de tráfego na BR-470. O que se fez dia 2 de julho foi abrir o trânsito em dois horários e esses dois horários a gente tem todo um monitoramento das encostas, tem técnicos nossos que ficam acompanhando as questões de encosta, principalmente no km 189, possível constatação de quedas, de movimentação a gente segura o trânsito, ou até interrompido o trânsito, e tem dado certo. Nós estamos fechando aí um mês de atividade dessa forma, com grande sucesso com essa liberação parcial que acontece de manhã e no final da tarde”, detalha.

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Em entrevista ao O Estafeta, o DNIT afirmou que está avaliando a possibilidade de permitir a circulação de um maior número e tipos de veículos na rodovia entre Bento Gonçalves e Veranópolis, conforme o avanço das obras de contenção na região. Atualmente, a rodovia está limitada a veículos leves, vans, ônibus e veículos toco, com Peso Bruto Total (PBT) restrito. “O que se estuda, sim, é conforme o avanço dessas obras de contenção, que a gente passa a ter mais segurança, é de aumentar o tipo de veículo,” explica o engenheiro.

A proposta inclui permitir a passagem de caminhões truque e bitruque dentro dos horários especificados para circulação. Assim que as condições de segurança permitirem, serão feitos anúncios oficiais para aumentar o número e a variedade de veículos autorizados a trafegar pela serra. Essa medida visa facilitar o fluxo de transporte na região, mantendo a segurança e a eficiência do trânsito enquanto as obras prosseguem.

 

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