Programa de Aceleração Pontes do Sul nasce inspirado no case de Nova Roma do Sul e já tem dois contratos assinados
Plataforma estabelece vínculos entre diversos protagonistas essenciais neste momento de reconstrução do Rio Grande do Sul
Depois de serem arrastadas pelas fortes chuvas de maio no Rio Grande do Sul, as pontes que ligam o município de Cotiporã a Bento Gonçalves e a Dois Lajeados serão reconstruídas por meio do Programa de Aceleração Pontes do Sul. Idealizado pelo engenheiro Jeferson Dal Bello, responsável por assinar o projeto e gerenciar a execução da nova ponte de Nova Roma do Sul, o programa conecta diversos atores que podem contribuir para a reconstrução do Estado. Os dois contratos já foram assinados, e os detalhes de cada obra estão listados abaixo.
A ponte de ferro entre Nova Roma do Sul e Farroupilha foi levada pela enchente de setembro de 2023, gerando uma mobilização da comunidade que resultou em uma obra que é um sinônimo de excelência. Em 120 dias, a JB Engenharia projetou e reconstruiu a ligação, uma das poucas que resistiram às fortes de chuvas de maio de 2024. Naquele mês, o Rio Grande do Sul teve a maior enchente da sua história, classificada entre as maiores catástrofes climáticas do mundo.
Com essa tecnologia testada e aprovada e diante do aumento no número de pontes destruídas no Estado, o Engenheiro Jeferson pensou em como poderia contribuir para a reconstrução do Rio Grande do Sul, surgindo assim o programa Pontes do Sul. “Este programa estabelece vínculos entre diversos protagonistas essenciais neste momento: fornecedores de matéria-prima, mão de obra, parceiros e aqueles que necessitam de pontes”, ressalta ele, destacando que a tecnologia utilizada pela JB Engenharia acelera a execução das obras, reduzindo significativamente os prejuízos causados pela falta de infraestrutura.
Convidada a participar desse projeto ainda na fase de idealização, a Alsus Infra juntou-se ao Engenheiro Jeferson como a principal parceira. A empresa atuou fortemente na liberação de estradas prejudicadas por deslizamentos, no auge das chuvas, e está colocando sua expertise a serviço do programa. “Temos mais de 30 anos de experiência em obras de grande porte, como rodovias, pontes, barragens e túneis, entre outras, e estamos no Pontes do Sul para contribuir para o restabelecimento das ligações gaúchas, acelerando o retorno da qualidade de vida das pessoas e a recuperação da economia do Estado”, ressalta o diretor comercial Guilherme Sartor.
Outros projetos já foram apresentados pelo programa Pontes do Sul, e um deles, que está em fase de avaliação, pode resolver com agilidade o problema existente no município de Feliz, cuja ligação está bloqueada, impactando diretamente na redução do turismo na Região das Hortênsias. Já um projeto que está em fase conclusiva refere-se a uma ponte na cidade de Santa Tereza. Essa obra, se confirmada, será mais um case do hub que o programa Pontes do Sul pretende ser. “Temos uma grande empresa da Serra Gaúcha disposta a financiar o projeto, a prefeitura entra com os integradores para as cabeceiras e a JB com a tecnologia que contribui para a aceleração da obra. Acreditamos que o Estado só vai se reerguer se somarmos forças, e a nossa plataforma está pronta para unir o Rio Grande”, finaliza o Eng. Jeferson Dal Bello.
OS CONTRATOS JÁ ASSINADOS
Ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves
Custo: R$ 4.578.660,55
Financiadores: município de Cotiporã e Defesa Civil
Duração da obra: 120 dias, com condições favoráveis do clima
Ponte entre Cotiporã e Dois Lajeados
Custo: em torno de R$ 3 milhões
Financiadores: a Câmara de Indústria, Comércio, Agronegócio e Serviços de Guaporé e a Associação Caminhos do Vale e da Serra, ao lado de outros parceiros, estão promovendo eventos para arrecadar recursos e recebem doações por meio da chave pix Pix CNPJ: 00.371.999/0001-85 – destinatário: ACISA.
Duração da obra: 120 dias, com condições favoráveis do clima
COMO O PROGRAMA FUNCIONA
O site www.pontesdosul.com.br tem formulários para três agentes fundamentais:
– Quem precisa de ponte
– Quem quer ser parceiro ajudando de alguma forma no custo
– Quem pode oferecer serviços de integração (obras das cabeceiras)
A partir dos cadastros, a JB Engenharia confere a necessidade, avalia a viabilidade e oferece o projeto mais adequado.
Conforme o investimento for captado – seja via comunidade, poder público, empresas privadas -, a obra é executada com a velocidade que o Rio Grande do Sul precisa.
O CASE DE NOVA ROMA DO SUL
4 de setembro de 2023
Jeferson é procurado
7 de setembro de 2023
A equipe da JB faz a primeira visita técnica ao local onde ficava a ponte anterior
20 de setembro de 2023
A JB é contratada
20 de novembro a 20 de dezembro de 2023
A ponte é construída na JB
22 de dezembro de 2023
Os guindastes chegam à beira do rio
25 de dezembro de 2023
A fase de colocação da ponte é finalizada
28 de dezembro de 2023
Começa o trabalho de armadura dos tabuleiros (pistas)
30 de dezembro de 2023
Os tabuleiros são concretados
2 a 7 de janeiro de 2024
As cabeceiras são construídas
15 de janeiro de 2024
Os guarda-corpos são instalados
20 de janeiro de 2024
A ponte é inaugurada
Fonte: JB Engenharia
QUEM É JEFERSON DAL BELLO
Com duas décadas de atuação no setor da construção civil, Jeferson Dal Bello acumula no seu portfólio o projeto e a execução de pontes, centros de distribuição, complexos industriais e outras obras. Nascido em Casca, está em Caxias do Sul desde 1998 e foi nesta cidade que desenvolveu a sua carreira profissional. Formado na Universidade de Caxias do Sul, tem no currículo a passagem por empresas renomadas como Randon e Soprano, entre outras.
Em 2008, abriu a sua própria empresa, a JB Engenharia, e, desde então, assina projetos que ultrapassaram os limites do Rio Grande do Sul e se espalham pelo Brasil, atendendo grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, além da região Nordeste.
Crédito das imagens (fotos e vídeos) – Isaac Merlo