Temporal causa estragos na Serra Gaúcha
As chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes provocaram quedas de árvores, alagamentos e destelhamentos em residências e estabelecimentos comerciais
Um forte temporal atingiu diversos municípios da Serra Gaúcha, causando transtornos e danos em várias áreas. As chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes provocaram quedas de árvores, alagamentos e destelhamentos em residências e estabelecimentos comerciais. Em Bento Gonçalves, houve registro de quedas de árvores que acabaram afetando o tráfego de veículos.
Na localidade de Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves, equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil civil removeram uma árvore de grande porte que acabou caindo na madrugada desta quinta-feira, 21, em meio a ERS-431, nas proximidades do cemitério da comunidade, bloqueando o trânsito no local por algumas horas. Até o momento, não há relatos de alagamentos, destelhamento de casas e feridos.
Em Veranópolis, na altura do quilômetro 193 da BR-470, nas proximidades da Ponte Ernesto Dornelles, parte da pista segue interditada após um caminhão de carga tombar. De acordo com as informações, a interdição ocorre no sentido Veranópolis x Bento Gonçalves. Também no município, o semáforo localizado na BR 470, nas proximidades do Restaurante Mirante da Serra, está inoperante.
Em Farroupilha, segundo informações, o trânsito está bloqueado na VRS-813, entre as comunidades de Desvio Blauth e Desvio Machado, em decorrência da queda de árvores.
Na quarta-feira, 20, órgãos de monitoramento do tempo emitiram alertas e recomendações à população para que permanecessem em locais seguros e evitassem deslocamentos desnecessários enquanto durar o temporal previsto para seu pico nesta quinta-feira. Equipes de resgate estão mobilizadas para atender às demandas emergenciais e garantir a segurança da população.
O Rio Grande do Sul está sob quatro alertas de tempestades válidos para esta quinta-feira, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O primeiro deles teve início na virada de um dia para o outro e se estenderá até as 9h, já o segundo alerta iniciou às 4h e seguirá até meio-dia.
Foto: Alex Lunardi / Reprodução