Protagonismo: desafios da Educação Inclusiva
O ser humano tem sonhos. Eu tenho sonhos e você também tem. E os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos) de Veranópolis? Sim, eles possuem sonhos e muitos sonhos.
Pensando nisso, no dia 03 de novembro, as alunas Éwelyn, Maria Eduarda e Emanueli, participantes do Projeto FOQUINHAS da EMEF Felipe dos Santos, visitaram a APAE, escola vizinha a nossa, e entrevistaram uma professora.
Confira as perguntas e respostas.
FOQUINHAS: Como vocês “educam” as crianças da APAE?
PROFESSORA: A gente trabalha aqui na APAE com projetos e partimos do interesse deles.
FOQUINHAS: Tem diferentes aulas para diferentes idades?
PROFESSORA: Sim, dependendo da idade mudamos. Com pessoas mais velhas, fazemos coisas relacionadas à idade, como lavar a louça, varrer uma casa e assim por diante.
FOQUINHAS: Como vocês trabalham com a liderança e o protagonismo juvenil?
PROFESSORA: Os alunos são bastante estimulados. Aqui na APAE temos uma coisa que chamamos de “auto defensor”.
FOQUINHAS: Como são incentivados os sonhos dos alunos da APAE?
PROFESSORA: A gente sempre busca um ambiente em que eles possam sonhar e ter esperança para realizar seus sonhos.
FOQUINHAS: Os alunos da APAE participaram das eleições, ou seja, votaram em 2022?
PROFESSORA: Alguns votaram, mas a grande maioria não votou.