Vila Flores encerrou 2018 entre as 10 cidades do nordeste gaúcho que mais geraram vagas de emprego, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. O saldo foi de 105 vagas criadas.
As informações foram divulgadas na edição de sexta-feira, dia 25 de janeiro, do jornal Pioneiro. Das 65 cidades serranas, 37 fecharam o ano com mais contratações do que demissões. A matéria, assinada pela jornalista Babiana Mugnol, ressalta ainda que, na soma de todos os municípios, a região abriu mais de 6,7 mil novos postos de trabalho formais no ano passado.
A jornalista Silvana Toazza, na coluna Caixa-Forte da mesma edição do periódico, explica o porquê deste crescimento de oportunidades na região. De acordo com a jornalista, como a Serra abriga uma indústria forte das áreas automotiva, metalmecânica e moveleira, acaba sendo bastante impactada quando o mercado cessa investimentos em infraestrutura, modernização de empresas e quando há retração de financiamentos. “Com a confiança sendo restabelecida, a roda volta a girar. As contratações também são retomadas em grandes companhias que operam com produtos de alto valor agregado. É um caminho rumo à volta do que já tínhamos em termos de força de trabalho”, explicou na publicação.
O Brasil terminou 2018 com saldo positivo de 529,5 mil novos empregos formais, conforme o Caged. Foi o melhor resultado desde 2013 e o primeiro saldo positivo desde 2014, quando houve geração de 420,6 mil empregos formais.