Hermes Bisisn nasceu na Linha Tiradentes, Monte Claro no dia 04 de janeiro de 1938. Casou-se com Nelcy Tomasetto Biasin e tiveram três filhos e cinco netos.
Hermes saiu de casa aos 11 anos e iniciou os estudos no Ginásio Divino Mestre, onde permaneceu do 1º ano do internato até o final da 1ª série do antigo Ginásio. Precisou interromper os estudos por questões financeiras e não retornou mais à sala de aula.
O primeiro emprego foi no Restaurante e Pensão Virgineo Orso, pela parte da manhã, onde trabalhava no bar. Na parte da tarde, dedicava-se ao trabalho na Fábrica de Bebidas Guzzo. Após, passou a trabalhar na Prefeitura Municipal, na época em que estava na administração do município o prefeito Saul Irineu Farina.
Como no período Hermes morava num quarto no edifício Dom Vital, nas horas extras trabalhava na Rádio Veranense, ainda em caráter experimental, a qual estava instalada no mesmo local, e tinha no comando o Padre Cosme. Ali também já funcionava o restaurante de propriedade de Balsamino Cenci, que atendia muitos trabalhadores.
Já trabalhando na Prefeitura como “contínuo”, por sugestão do Prefeito foi a Porto Alegre onde fez estágio para Fiscal da Carne, passando 30 dias na Vila Sarandi. Ao retornar, assumiu o cargo no Posto de Saúde de Veranópolis, além da função de atendente, assumiu também como Fiscal da Carne e Fiscal Sanitário, pois já havia no currículo um curso anterior.
A Sociedade Alfredocha-vense, na Presidência de Edmundo Tedesco, convidou Hermes para ser membro do Conselho, onde permanece até hoje. Nesta época, a convite do Comendador Elias Ruas Amantino, foi traba-lhar na Fábrica de Armas Boi-to, onde ficou durante quatro anos. Além disso, por longo tempo foi massagista do Clube Atlético Veranense; ele também fez parte do conselho do Veranópolis Esporte Clube.
O Centro de Tradições Gaúchas, iniciou as atividades no dia 19 de setembro de 1957, e através do convite do Patrão Comendador Elias Ruas Amantino, Hermes assumiu o cargo de “Agregado das Danças”, que era a única atividade na época. Participavam do CTG em torno 40 pessoas, e como não havia espaço específico, todas as atividades ocorriam nas dependências da SOAL.
Entre os anos de 1985 e 1986, Hermes esteve no comando do CTG e, com o trabalho e dedicação de muitos apoiadores e ex-Patrões, no dia 12 de abril de 1986 foi possível comemorar a inauguração do Galpão Crioulo.Após ter conquistado um espaço próprio, o CTG abriu as portas para muitos eventos e conquistas, iniciando pelo Congresso, que foi realizado no ano de 1988.
Na política, Hermes se destacou nas eleições como suplente de vereador, e as-sumindo cargo na Câmara de Vereadores.
No ano de 2018, Hermes teve o reconhecimento da sua bela trajetória voltada à comunidade na homenagem recebida pela Sociedade Alfredochavense, que reuniu autoridades e convidados.
Hermes é cobrador do Caça e Pesca desde a fun-dação do Clube. Não há quem não conheça Hermes, que diariamente percorre as ruas da cidade carregando sua maleta com seu material de trabalho.